Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de solenidade de entrega do Prêmio Frei Tito

Defensoria participa de solenidade de entrega do Prêmio Frei Tito

Publicado em

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, e a assessora de relacionamento institucional, Lia Felismino, compareceram na noite desta segunda-feira (11) na solenidade de entrega do Prêmio Frei Tito de Direitos Humanos concedido pela Assembleia Legislativa ao Instituto TerraMar e ao padre Júlio Lancelotti. 

Compuseram a mesa a defensora geral, o deputado proponente, a representante do MPCE, procuradora Sheila Pitombeira do MPCE, a ex-procuradora geral de Justiça, Socorro França, a próxima primeira-dama do Ceará, Lia Gondim Freitas, a representante do Instituto Terramar, Cris Faustino,  a sobrinha e irmã do Frei Tito, Lúcia Alencar e Nildes Alencar (respectivamente) e o pastor Felipe Scarcella, que representou o padre Júlio, homenageado. Por videoconferência, o padre Júlio Lancellotti ressaltou a honra de receber a premiação, que destaca a trajetória de Frei Tito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A expressão do Prêmio se dá, como lembra o deputado que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, Renato Roseno, porque é importante destacar Frei Tito de Alencar como a expressão do nosso compromisso com a dignidade humana. “Os direitos humanos são nosso compromisso com a dignidade. O que não pode ser reduzido, o que não pode ser tomado do ser humano sobre quaisquer justificativas. Não há argumento plausível para que se reduza a dignidade do outro ser. Os direitos humanos são irrepetíveis porque na medida que, porventura, sejam reduzidos são reduzidos também a dignidade humana e a própria humanidade. Os direitos são, sobretudo, a possibilidade de expansão da humanidade. Isso é uma plataforma, como já disse uma grande jurista brasileira. Antes deles nada, para além deles tudo”.  

A defensora Elizabeth Chagas fez uma fala em que destacou a luta do Instituto Terramar e do Padre Julio. “Como defensora que faço meu legado próximo dos movimentos sociais, queria destacar aqui a atuação aguerrida dessas pessoas nessas frentes sociais que se dedicam a dar esperança a quem mais precisa. Pessoas que são esperançar”, lembrou. “Enalteço o propósito dos amigos e amigas do Instituto Terramar, do Padre Julio, das defensoras e defensores do Ceará, do Renato Roseno e de tantos presentes a quem desejo um ano mais feliz, mais justo e mais humano”.