Defensoria Pública do Ceará inicia processo eleitoral para escolha do cargo de defensor(a) público(a) geral

Defensoria Pública do Ceará inicia processo eleitoral para escolha do cargo de defensor(a) público(a) geral

Publicado em

A Comissão Eleitoral da Defensoria Pública do Estado do Ceará, responsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral para o cargo de defensor(a) público(a) geral, anunciou a abertura do prazo de inscrição para os(as) interessados(as) em concorrer à formação da lista tríplice.

As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de setembro, mediante requerimento no Sistema de Protocolo Único (SPU) juntamente com os documentos comprobatórios exigidos, conforme os termos do Edital 01/2023, na sede da Defensoria Pública, dirigidos à presidente da comissão eleitoral, a defensora de segundo grau, Sandra Dond.

Dentre os requisitos para inscrição estão ser maior de 35 anos, estável na carreira e não estar afastado(a). O mandato tem duração de dois anos, com possibilidade de recondução. A eleição será realizada na primeira quinzena do mês de outubro de 2023.

Encerrado o período de inscrições, a Comissão Eleitoral divulgará dentro de 48 horas, após verificação de todos os pedidos, a listagem de inscrições deferidas, pelo site da instituição.

Sobre a votação

O(a) eleitor(a) poderá votar em até 03 (três) candidatos(as) para o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral, não sendo admissível o voto por procuração.

A Comissão orienta ainda acerca do voto presencial nas urnas dispostas nas macrorregiões de Fortaleza, Sobral e Cariri. A solicitação para votar nas urnas do interior deve ser feita até o dia 13 de setembro de 2023 à Comissão pelo e-mail: comissaoeleitoral@defensoria.ce.def.br.

Fica adimitido o voto postal para aqueles que estiverem em exercício nas comarcas do interior, afastados, cedidos, em gozo de folgas, férias, licenças ou ausentes do Estado com autorização da Defensoria Geral.

É necessário requerer, via e-mail institucional, a cédula à presidência da comissão, por meio do e-mail: comissaoeleitoral@defensoria.ce.def.br. O envio será feito até 72 (setenta e duas) horas antes da eleição para o e-mail institucional do(a) solicitante(a). O prazo para o protocolo da cédula, em sobrecarta fechada, com rubrica do(a) eleitor(a) sobre o seu fecho, é até às 15h do dia da eleição.

Acesse o edital completo AQUI.