Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de ato em defesa da democracia realizado pela Faculdade de Direito da UFC

Defensoria Pública participa de ato em defesa da democracia realizado pela Faculdade de Direito da UFC

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) esteve presente na manhã desta quinta-feira (12) durante o ato em defesa da democracia, realizado no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). A subdefensora pública geral, Samia Farias, o defensor público assessor de Planejamento e Gestão, Leandro Bessa, e a defensora pública Mônica Barroso estiveram na solenidade. A ação teve como objetivo expressar o repúdio aos atos de terrorismo promovidos no dia 08, que danificaram o patrimônio histórico e material do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional, em Brasília.

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da universidade, além da comunidade externa, estiveram no local , onde foi lida “Nota de professoras e professores da Faculdade de Direito da UFC em defesa da democracia e do Estado de Direito”. “São atos criminosos que violam frontalmente a legislação penal e ameaçam destruir as instituições. Apoiamos, nesse contexto, a intervenção federal no Governo do Distrito Federal, bem como as medidas urgentes adotadas pelas autoridades civis com amparo de forças de segurança”, disse a nota.

Além da UFC, diversas outras instituições divulgaram nota de repúdio. Dentre elas, o Conselho Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos Gerais (Condege) que se manifestou contra os atos terroristas que ameaçam o Estado Democrático de Direito e a democracia.

“A liberdade de expressão não abrange ataques à democracia. O nosso direito penal proíbe e prevê punições a quem age para desrespeitar a vontade popular expressa legitimamente nas eleições. As Defensorias Públicas Estaduais se solidarizam com os Três Poderes e com o povo brasileiro atacados hoje e reforçam o compromisso de atuar de forma assertiva contra qualquer atitude que coloque em xeque a estabilidade democrática no país”, destacou a nota do Condege.