Defensoria Pública participa de solenidade de inauguração da terceira Casa da Mulher Cearense
A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, a coordenadora das Defensorias do Interior, Sheila Falconeri, e o defensor público Júlio César Matias Lobo, compareceram, nesta quarta-feira (28/12), à solenidade de inauguração da terceira unidade da Casa da Mulher Cearense, realizada pela governadora do Estado Izolda Cela.
Desta vez, Quixadá foi o município que ganhou o reforço para o fortalecimento da luta por igualdade de gênero e por políticas públicas de combate à violência doméstica. O novo equipamento homenageia Rosa da Fonseca – mulher aguerrida, natural da região, ex-vereadora de Fortaleza, professora e fundadora do movimento Crítica Radical – e atenderá mulheres de 18 municípios da localidade – Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena e Boa Viagem.

Durante a solenidade, a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, destacou que o equipamento é uma grande conquista para o povo quixadaense. “É uma satisfação imensa estar em mais uma inauguração da Casa da Mulher Cearense, que chega para possibilitar realmente a transformação social e para fortalecer o entendimento de que a violência contra a mulher é uma grave ofensa aos direitos humanos. Entendemos que a violência doméstica é a mais grave de todas, pois afeta presentes e futuras gerações. Não é uma violência que acontece na rua, mas uma violência que você vai dormir com o seu agressor. É uma violência extremamente grave”, frisou a defensora pública geral.
A unidade oferece um ambiente estruturado, acolhedor e seguro à população local, com serviços especializados e integrados de diversos órgãos que prestam apoio para efetivação da proteção à mulher, sem que estas precisem se deslocar até a Capital. A Defensoria Pública compõe o projeto juntamente com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher, serviço Administrativo, Atendimento Psicossocial e Brinquedoteca, além de Autonomia Econômica.
A Defensoria Pública já integra outras duas unidades que atendem em Juazeiro do Norte e Sobral. A ampliação visa possibilitar que as vítimas denunciem as agressões vividas e encontrem um atendimento responsável e humanizado.
Durante a solenidade também estiveram presentes a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, representando o prefeito Ricardo Silveira, a secretária do Desenvolvimento Social, Izaura Gomes, a vereadora Larissa Gaspar, os deputados estaduais Antônio Granja e Osmar Baquit, e outras autoridades.
Serviço
Inauguração da Casa da Mulher Cearense Professora Rosa da Fonseca
Pavimentação da Rodovia José Lopes Rodrigues / CE – 443
Local: Rua Luiz Barbosa da Silva esquina com Rua das Crianças – Bairro Planalto Renascer. Quixadá (CE)





