Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza reunião para ampliação do Nais para Sobral

Defensoria Pública realiza reunião para ampliação do Nais para Sobral

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) mantém diálogo constante com o poder executivo e operadoras de saúde para alinhar as demandas que chegam ao Núcleo de Defesa da Saúde, permitindo a solução administrativa em determinados casos, sem a necessidade de uma ação judicial. Trata-se do procedimento batizado de Núcleo de Atendimento Inicial em Saúde (Nais), projeto que, desde 2016, permite dar mais agilidade nessas demandas. A cooperação com o Governo do Estado do Ceará e com a Prefeitura de Fortaleza tem sido fundamental para soluções extrajudiciais e mais célere ao assistido.

Nesta segunda-feira (19.09), a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, realizou uma reunião com os defensores públicos que atuam na cidade de Sobral para apresentar essa atuação relacionada à saúde. Estiveram presentes também a defensora pública coordenadora das Defensorias do Interior, Sheila Florencio Falconeri, e a supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde, Yamara Lavour.

Pedidos de exames e consultas especializadas que chegam ao Nais, por exemplo, são atualmente todos solucionados por via administrativa. Ou seja: de forma mais rápida, sem a necessidade de acionar a Justiça. Isso faz com que tanto o assistido da Defensoria ganhe, pois têm a solicitação atendida, quanto o poder público, que diminui custos decorrentes da judicialização dessas questões.

“Já tivemos reuniões com a Secretaria de Saúde do Estado para começar a interiorização do Nais para a cidade de Sobral e estamos aqui para alinhar esses fluxos. Nosso diálogo com a Sesa é constante e bastante profícuo. Temos avançado em várias questões e podemos fortalecer as demandas de saúde também no interior para evitarmos ações judiciais e darmos mais celeridade a quem precisa do direito à saúde. Essas reuniões são de ajustes de fluxos e de pactuações para ampliar essa oferta”, acrescentou a defensora geral destacou Elizabeth Chagas.

Estiveram presentes os defensores públicos Edilson Loiola, Igor Barreto, Neurimar Azevedo de Andrade, David Gomes Pontes, Pedro Aurélio Ferreira Aragão, Gil Gutierres e Rafael Teixeira.