Defensoria recebe homenagem do coletivo Mães da Resistência
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) busca, diariamente, fortalecer parcerias com órgãos públicos e privados, entidades, ONGs e sociedade civil a fim de garantir aquilo que é mais fundamental à população vulnerável: o acesso à justiça. Nesta quarta-feira (19.10), mais um importante laço foi estreitado entre a Instituição e o Mães da Resistência, coletivo de mães, pais e familiares que lutam pelos direitos da população LGBTQIAP+.
O grupo prestou uma homenagem à Defensoria com a entrega de um azulejo do coletivo, que reconhece a atuação da Instituição no fortalecimento e cumprimento das políticas políticas dessas pessoas.
“A parceria do coletivo Mães da Resistência com os órgãos competentes para garantir direitos de nossas famílias é muito importante e segue forte. Agradecemos a escuta e celebramos nossa jornada. Nossos agradecimentos a todos que fazem parte da Defensoria”, afirma Gioconda Aguiar, coordenadora do movimento no Ceará.
A defensora pública e assessora de relacionamento institucional da DPCE, Lia Felismino, recebeu a homenagem do coletivo e disse que o reconhecimento é reflexo das inúmeras ações e projetos realizados entre a Defensoria e o grupo. “Uma dessas parcerias foi a realização do Mutirão Transforma, em junho deste ano. Na ocasião, entregamos 189 certidões de nascimento com nome e gênero devidamente retificados. Esse é um trabalho que nos dá orgulho e foi feito em parceria com o coletivo Mães da Resistência e outras organizações que lutam também pela garantia de direitos das trans e travestis”, explica.
Durante o momento, a defensora e as integrantes do Mães da Resistência dialogaram ainda sobre a ampliação de parcerias entre ambos, para garantir os direitos da população LGBTQIAP+.
Arlete Silveira, delegada de polícia e atualmente diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis também esteve presente na reunião.


