Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria recebe homenagem do coletivo Mães da Resistência 

Defensoria recebe homenagem do coletivo Mães da Resistência 

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) busca, diariamente, fortalecer parcerias com órgãos públicos e  privados, entidades, ONGs e sociedade civil a fim de garantir aquilo que é mais fundamental à população vulnerável: o acesso à justiça. Nesta quarta-feira (19.10), mais um importante laço foi estreitado entre a Instituição e o Mães da Resistência, coletivo de mães, pais e familiares que lutam pelos direitos da população LGBTQIAP+. 

O grupo prestou uma homenagem à Defensoria com a entrega de um azulejo do coletivo, que reconhece a atuação da Instituição no fortalecimento e cumprimento das políticas políticas dessas pessoas. 

A parceria do coletivo Mães da Resistência com os órgãos competentes para garantir direitos de nossas famílias é muito importante e segue forte. Agradecemos a escuta e celebramos nossa jornada. Nossos agradecimentos a todos que fazem parte da Defensoria”, afirma Gioconda Aguiar, coordenadora do movimento no Ceará.

A defensora pública e assessora de relacionamento institucional da DPCE, Lia Felismino, recebeu a homenagem do coletivo e disse que o reconhecimento é reflexo das inúmeras ações e projetos realizados entre a Defensoria e o grupo. “Uma dessas parcerias foi a realização do Mutirão Transforma, em junho deste ano. Na ocasião, entregamos 189 certidões de nascimento com nome e gênero devidamente retificados. Esse é um trabalho que nos dá orgulho e foi feito em parceria com o coletivo Mães da Resistência e outras organizações que lutam também pela garantia de direitos das trans e travestis”, explica. 

Durante o momento, a defensora e as integrantes do Mães da Resistência dialogaram ainda sobre a ampliação de parcerias entre ambos, para garantir os direitos da população LGBTQIAP+.

Arlete Silveira, delegada de polícia e atualmente diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis também esteve presente na reunião.