Dois novos defensores públicos serão empossados nesta sexta-feira (1º de Março)

Dois novos defensores públicos serão empossados nesta sexta-feira (1º de Março)

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realiza na próxima sexta-feira (1º de março) a posse de dois novos membros da instituição. Rebeca Rocha Ramos e Mike Douglas Muniz Chagas vão assumir os cargos de defensores públicos estaduais durante a Sessão Solene do Egrégio Conselho Superior (Consup) da DPCE, em Fortaleza, elevando, assim, para 28 o total de empossados do último concurso finalizado em 2023.

Para a defensora geral Sâmia Farias, a entrada de novos defensores fortalece o compromisso de interiorizar ainda mais a atuação da DPCE. “Essa nova posse é motivo de alegria, porque cada novo colega representa a nossa intenção de expandir nossa atuação para todas as cidades do Ceará, tornando a Defensoria uma instituição cada vez mais fortalecida e atuante. Desejamos aos novos colegas que sejam inundados pelo sangue verde da Defensoria que quer a transformação social e ampliação da cidadania”, disse.

Rebeca Ramos já sabe como é ser defensora pública. Atuou durante três anos na Defensoria do Amapá e, nos últimos 18 meses, esteve como defensora na Defensoria da Bahia. No entanto, por ser cearense, sempre teve o sonho de retornar para atuar na instituição do Ceará. “O sonho de ser defensora no Ceará sempre esteve presente, desde quando fui estagiária na Defensoria aqui no Ceará. Sempre tive chefes atenciosos, inteligentes e que me ensinaram muito. Saí com a certeza que seria defensora, porque sou apaixonada pela instituição”, afirma.

Já Mike Douglas, aprovado em concursos para defensor no Ceará, Paraíba e São Paulo, sonhava com a sua primeira nomeação. Por isso, diz que a emoção está à flor da pele. “É um sonho sonhado por muita gente. É uma posse que quem é nomeado sou eu, mas junto comigo tem a minha família e meus amigos, que deram todo suporte para chegar até aqui, suporte emocional, financeiro, de estudo também. Então, é praticamente uma posse coletiva”, disse.

O concurso público no qual Rebeca e Mike foram aprovados iniciou em 2022 e inaugurou a política de cotas raciais da Defensoria em certames para membros da DPCE. Até então, a instituição reservava vagas apenas a pessoas com deficiência (5%). Com a nova diretriz, pessoas negras, indígenas e quilombolas passaram a contar com uma política afirmativa de 20%, 5% e 5%, respectivamente. Com a posse, a Defensoria terá 366 membros em atividade.

SERVIÇO
POSSE DE NOVOS DEFENSORES
QUANDO: 1º de março de 2024.
ONDE: sede da Defensoria em Fortaleza (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111).