DPCE avança na estruturação da Gerência de Transporte e Apoio Logístico da Defensoria Pública. A primeira mulher integra a equipe

DPCE avança na estruturação da Gerência de Transporte e Apoio Logístico da Defensoria Pública. A primeira mulher integra a equipe

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) tem avançado na reestruturação de seus setores internos. Entre esses, a Gerência de Transporte e Apoio Logístico, que desde 2024 passou a contar com uma estrutura mais estratégica e eficiente para coordenar os serviços de transporte da instituição.

O setor, que tem se modernizado e ampliado, recebeu a inclusão de um gerente de transporte e cinco novos colaboradores. Essas contratações permitiram à Gerência de Transporte oferecer suporte mais direto e especializado aos núcleos NUHAM, NDHAC, Nuapp, Nudep, Nuaja e Rede Acolhe, com motoristas dedicados a atender as demandas específicas. Como resultado, a qualidade dos serviços prestados vêm sendo aprimorada.

Em 2025, o quadro da Gerência de Transporte foi novamente ampliado. Dessa vez, foram realizadas duas novas contratações, incluindo a integração da primeira mulher à equipe de motoristas. Essa novidade representa um marco importante para a Gerência de Transporte, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão, diversidade e equidade de gênero.

Atualmente, a equipe de Transporte e Apoio Logístico da Defensoria Pública conta com 18 profissionais, sendo dois alocados em núcleos regionais, cinco em núcleos especializados e onze responsáveis pelo suporte logístico na sede administrativa e demais unidades de atendimento, além do gerente de transporte e um auxiliar de apoio logístico, Elan Teixeira e Victor Fernandes, que desempenham papéis-chave na organização das atividades.

Sâmia Farias, defensora geral, destacou que os investimentos de ampliação dos quadros têm sido uma melhoria no suporte em todas as ações internas e externas. “É uma grande satisfação ver a evolução do setor de transporte, que atende toda a instituição, com profissionais comprometidos e eficientes em suas atribuições. Agora, também contamos com a presença de uma motorista mulher para reforçar nossa busca constante pela equidade. A Defensoria é, em grande parte, composta por mulheres e buscamos sempre reforçar a presença feminina em todos os espaços”, afirmou.

Ampliação da frota e disponibilização do serviço Táxi Gov 

O processo de modernização da frota da Defensoria Pública tem sido contínuo e estratégico, envolvendo recursos próprios, convênios federais e contratações especializadas. Por meio de parceria com o Governo Federal, intermediada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), a instituição foi contemplada com três novos veículos. Como parte da política de renovação da frota — que prevê a substituição gradual dos veículos antigos destinados a leilão —, também foi viabilizada a locação de dois automóveis, sendo um SUV e uma pick-up média. Atualmente, o Gabinete da Defensoria Pública Geral e a Subdefensoria Pública Geral contam com dois veículos do tipo SUV Executivo, igualmente assegurados e com manutenção contratual, reforçando o suporte às atividades institucionais e administrativas.

Outra iniciativa foi a disponibilização do serviço Táxigov. Com gestão digital (web e aplicativo), o serviço de transporte por táxi visa facilitar o deslocamento dos profissionais da instituição, em Fortaleza e Região Metropolitana, incluindo deslocamentos e entrega de pequenas cargas e malotes, em situações que exigem maior agilidade e flexibilidade. Com a implementação do serviço, a Defensoria oferece uma opção a mais, eficiente e prática para o transporte de seus membros em agendas externas, melhorando a cobertura das atividades da instituição.

“Toda a reestruturação contribui para um atendimento mais eficiente e ágil. Com isso, os profissionais contam com mais recursos para cumprir suas funções, assegurando o melhor desempenho nas atividades da instituição”, pontua o gerente de transporte, Elan Teixeira.

O avanço na estruturação do setor de transporte reflete o compromisso da Defensoria Pública em melhorar continuamente seus serviços, promovendo mais eficiência e apoio para os núcleos que atendem à população em situação de vulnerabilidade.