DPCE realiza nesta sexta-feria (15/9) uma tarde de conversa sobre “Prevenção e Estratégias de Autocuidado”.

DPCE realiza nesta sexta-feria (15/9) uma tarde de conversa sobre “Prevenção e Estratégias de Autocuidado”.

Publicado em

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização social sobre a prevenção do suicídio. Neste mês, diversas iniciativas são realizadas para combater o estigma e promover o diálogo aberto sobre saúde mental, inclusive dentro dos ambientes de trabalho. É fundamental tratar sobre esse tema delicado para quebrar tabus e oferecer suporte a quem precisa.

Pensando nisso, o projeto Saúde e Qualidade de Vida juntamente com a Escola Superior da Defensoria Pública promoverão, nesta sexta-feira, às 15h, no auditório Jesus Xavier de Brito, uma tarde de conversa com Lucinaura Diógenes, psicóloga e presidente do Instituto Bia Dote. Ela, que é uma das treze mulheres que compõem o projeto institucional “Todas Somos Uma”, perdeu a filha de 13 anos. Bia cometeu suicídio em 2008. Em decorrência de tudo isso, após cinco anos, criou o Instituto Bia Dote, uma organização sem fins lucrativos que trabalha cuidando da saúde mental.

Contaremos ainda com a presença do presidente e vice-presidente do Programa do PRAVIDA da UFC, Lucas Alves Pinheiro e Maria Lisieux Santos Rebouças. A iniciativa visa dialogar sobre “Prevenção e Estratégias de Autocuidado”. Junte-se a nós nessa importante conversa!

Um dos principais pilares do Setembro Amarelo é a promoção do diálogo aberto sobre saúde mental. Muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis podem se sentir isoladas e com medo de compartilhar seus sentimentos. A campanha enfatiza a importância de ouvir e oferecer apoio a amigos e familiares que possam estar lutando contra pensamentos suicidas. Além disso, incentiva aqueles que precisam de ajuda a procurar profissionais de saúde mental qualificados.

Andreya Arruda, coordenadora do Psicossocial da DPCE explica que o objetivo é fortalecer a conscientização sobre a importância de falar acerca da prevenção do suicídio e valorização da vida. “É necessário reforçar com nosso corpo técnico a essencialidade de debates, diálogos e discussões que abordem o assunto. O foco é possibilitar a conscientização com o cuidado com a saúde mental e os sinais de alerta”, destacou.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo teve início no Brasil em 2015, quando o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) uniram forças para criar uma campanha que chama a atenção para a prevenção do suicídio. A escolha do mês de setembro se deu em homenagem ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro.