DPE-GO sedia 68ª Reunião Ordinária do Condege em Goiânia. Subdefensora do Ceará foi escolhida coordenadora de Comunicação do Condege
Na manhã desta terça-feira (08.11), Samia Farias, subdefensora pública geral do Estado do Ceará, foi escolhida para coordenar os trabalhos da Coordenação de Comunicação do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A decisão aconteceu durante a 68ª Reunião Ordinária do colegiado, em Goiânia (GO), onde defensoras e defensores públicos-gerais, junto aos respectivos subdefensoras e subdefensores públicos-gerais de 20 estados e o Distrito Federal, discutiram o aprimoramento do acesso à justiça no país. A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, também participou do encontro.
Para o presidente do Condege, o defensor público Florisvaldo Antonio Fiorentino Júnior o Direito e a Comunicação são áreas que possuem tempos muito distintos. “Geralmente, para demandas de imprensa, o prazo é imediato e a agilidade na articulação das informações é determinante. Para além disso, a resposta às ações próprias de comunicação não é dilatada no tempo como um processo judicial, mas também ocorre, em geral, de forma imediata, demandando planejamento e celeridade nos ajustes e tomadas de decisão nas etapas subsequentes”. Neste sentido, a coordenação visa dotar de celeridade e agilidade nas estratégias de comunicação.

Samia Farias destaca a responsabilidade nessa missão, fruto de uma compreensão da DPCE da importância da comunicação. “No Ceará, apostamos e investimos na comunicação como diferencial para as atividades da Defensoria. A comunicação é um direito e o cidadão tem por meio dela, acessos às informações sobre outros direitos e recursos para exercer sua cidadania. Assim, posicionar estrategicamente a instituição, estar alinhada com o compromisso aos mais vulneráveis será o foco do Conselho. A Defensoria do Ceará assume esta missão com muito compromisso e alegria”, destacou a subdefensora do Ceará.
Na ocasião, a DPE-GO apresentou o Programa Cuidar e realizou o lançamento do Conecta DPE, aplicativo gratuito da Defensoria destinado a toda a população.
O defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Junior, destacou a importância do encontro. “A partir daqui nós podemos enxergar que existe na sociedade um grupo muito grande de pessoas que precisam do nosso trabalho. Essas talvez sejam as matrizes do Condege: a perspectiva de construção de uma instituição que ainda tem muito a contribuir com a sociedade”, argumentou.
Conecta DPE
Durante a reunião do Condege, a Defensoria lançou o aplicativo Conecta DPE destinado a toda a comunidade. Gratuito, o app permite o acompanhamento dos procedimentos abertos na DPE-GO (judiciais e extrajudiciais) e o acesso rápido aos telefones e endereços das Unidades. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, o produto integra o projeto DPE Digital.
“O aplicativo integra o sistema Conecta DPE, desenvolvido e utilizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás desde 2021. O app é mais uma ferramenta tecnológica que permite ter na palma da mão o acesso aos serviços da DPE-GO e ao seu histórico e movimentações relativas ao seu atendimento”, argumenta o defensor público-geral de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior.
O presidente do Condege e defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, parabenizou a iniciativa da Defensoria. “O aplicativo eleva o patamar da Defensoria Pública de Goiás, tornando-a reconhecida estadualmente e referência para todos no país”, pontua.
Cuidar
No início da reunião do Condege, a Defensoria apresentou aos membros e membras do Condege o Programa Cuidar, programa socioambiental da DPE-GO. Além disso, foram entregues kits com produtos reciclados e que demonstram a aplicação no dia a dia.
O kit contém sacola ecobag, produzida a partir de banners utilizados em campanhas da Defensoria, que são encaminhados a pontos de reciclagem, que são entregues a membros e membras, e servidores da DPE-GO. Além disso, o kit de biofertilizante de café que é utilizado no jardim das unidades da defensoria; caneta e bloco de anotações produzidos com material reciclável.
“A nossa iniciativa foi trazer materiais produzidos com 100% de reaproveitamento de material da Defensoria e mostrar a todos o case de sucesso desse programa para futuramente difundir essa política em todo o país”, explica o Diretor geral de administração e planejamento, Marcelo Graciano Soares. A coordenadora do programa, Mariana Ruas, também participou da apresentação.


