Frente Negra da Defensoria: especial jornalístico alcança mais de meio milhão de pessoas no Instagram e bate recorde nacional
Texto: Bruno de Castro
Fotos: ZeRosa Filho
Colagem/Identidade Visual: Valdir Marte
O especial jornalístico Frente Negra da Defensoria, publicado pela Defensoria Pública do Ceará (DPCE) na rede social Instagram entre os dias 18 e 23 de novembro últimos, bateu recordes importantes à causa da equidade racial. A campanha alcançou mais de meio milhão de pessoas e, assim, tornou-se a mais bem sucedida produção de uma DP do Brasil sobre a causa negra desde que as instituições começaram a ter perfis na referida plataforma.
Os cinco vídeos e as duas peças que compõem o material foram idealizados em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20/11. Narram as histórias de vida dos primeiros cotistas negros da DPCE e revelam bastidores do ano inicial de atuação deles. Até a manhã desta terça-feira (26/11), o especial somava mais de 900 mil visualizações de 521.477 usuários diferentes do Instagram, com uma das postagens tendo se tornado viral – ou seja: foi vista por muita gente em um curtíssimo intervalo de tempo e compartilhada por muitos perfis.
Responsável por abrir a série, o depoimento da defensora Rayssa Cristina Santiago tem até agora 759 mil visualizações. Chegou a milhares de pessoas que não seguiam o @defensoriaceara e chamou a atenção de influenciadores digitais relevantes, como é o caso do ator global Rafael Zulu. “Que fala importante. Muito orgulho de você, Rayssa”, comentou o artista, que tem 2,6 milhões de fãs só no Instagram.
O vídeo de Rayssa é o segundo mais visto da história de todas as defensorias brasileiras – atrás apenas da campanha contra o etarismo promovida este ano pela Defensoria Pública da Bahia (DPBA) com a influencer Mani Rego. Entre as publicações com teor racial, no entanto, a fala da defensora do Ceará é o reels mais assistido dentre todos os já publicados por DPs. Também é o mais visto no perfil da DPCE.
“Isso significa que nós alcançamos o nosso objetivo. Porque essa campanha foi pensada para ser popular mesmo, como todas as campanhas da Defensoria são. O diferencial da Frente Negra é colocar o dedo em feridas de forma honesta e os depoimentos, que são todos muito potentes e viscerais. Então, quanto mais pessoas acessarem o conteúdo, melhor. Nós vamos ter contribuído de alguma forma com o letramento racial delas. Ou, pelo menos, ter gerado alguma curiosidade sobre a questão racial, ainda tão cheia de tabus no Brasil”, afirma a secretária de Comunicação da DPCE, jornalista Bianca Felippsen.
Além dos vídeos e peças do Instagram, o especial é composto também de reportagens publicadas no site oficial da Defensoria na Internet. São, ao todo, nove textos. O material pode ser acessado clicando aqui.
Participam da campanha Frente Negra da Defensoria: a designer Valdir Marte (colagem e identidade visual), o fotógrafo ZeRosa Filho (ensaios), as jornalistas Giúllian Rodrigues (captação e edição de imagens e gestão de redes sociais), Kamilla Vasconcelos (captação e edição de imagens e gestão de redes sociais) e Bianca Felippsen (edição geral), e o jornalista Bruno de Castro (concepção, produção, textos e entrevistas).