
Gabinete de Segurança da DPCE realiza capacitação e orientações para equipe em Quixeramobim
Na manhã desta quarta-feira (19), o Gabinete de Segurança Institucional (GabSeg) da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizou mais uma ação sobre boas práticas de segurança. Desta vez, o coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, Cel de Paula, coordenador do setor, esteve na sede da DPCE em Quixeramobim, promovendo um momento de escuta ativa, capacitação e orientações com o intuito de fortalecer a cultura de segurança na sede da instituição. Defensores, colaboradores e estagiários da Defensoria Pública participaram da iniciativa.
Para a defensora pública Yelena Galino, atuante na comarca, viabilizar suporte técnico adequado é indispensável para desempenhar a missão constitucional sempre prezando pela segurança dentro dos espaços da instituição.
“Passamos toda a manhã em um um treinamento com o Coronel De Paula, que nos orientou sobre medidas básicas de segurança, proporcionando maior preparo e confiança para lidar com situações de risco. Além disso, sua atuação foi indispensável a presença da coordenação da segurança em nossa sede, no dia de hoje, em que foi realizado um ato simbólico que pediu justiça para o caso da jovem Natany. A atuação do Gabinete de Segurança Institucional garantiu que os atendimentos da Defensoria continuassem e que o evento transcorresse da melhor forma possível. Agradecemos ao Gabinete de Segurança Institucional por sua atuação firme e comprometida com a proteção dos membros e colaboradores da Defensoria Pública”, destacou a defensora pública.
Durante o encontro, o Coronel De Paula enfatizou a importância dessa aproximação com os profissionais que atuam nos núcleos de Defensoria, tanto na Capital, como no interior do Estado. “Esse contato é de suma importância para que possamos, primeiramente, analisar os riscos e as vulnerabilidades presentes nas unidades e, em conjunto com a Gestão Superior, propor mudanças que viabilizem maior segurança para a sede e para todos que frequentam o local”, destacou o coronel.
Ele explica ainda que a colaboração de todos é essencial para minimizar ao máximo os riscos. “A atuação conjunta de cada um contribui diretamente para garantir a segurança daqueles que, diariamente, estão no atendimento ao público na Defensoria Pública do Estado do Ceará. Queremos que os profissionais se sintam mais tranquilos e seguros em sua rotina. A partir dessa escuta, vamos identificar formas de aprimorar os protocolos e procedimentos, proporcionando mais segurança e tranquilidade no ambiente de trabalho”, reforça.
Desde sua criação, o GabSeg itinerante já visitou 12 sedes na capital, incluindo os Juizados Especiais e Turmas Recursais, Núcleo de Atendimento e Petição Inicial, Núcleo de Defesa da Saúde, Núcleo de Defesa do Consumidor, Núcleo de Resposta ao Réu, Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos, Núcleo de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei, Núcleo Especializado em Execuções Penais, Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência, Defensorias Públicas de 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Núcleo do Idoso e o Núcleo Descentralizado do João XXIII. Na Região Metropolitana, as sedes de Caucaia, Eusébio e Maracanaú também foram visitadas.
Além dessas, outras seis unidades localizadas no interior do estado, como Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Iguatu e Aracati, receberam a visita para a realização de análises situacionais e de risco, com o objetivo de identificar as necessidades específicas para a implementação de ações de segurança.
Dentre as medidas já adotadas, destaca-se a criação de uma rota de policiamento ao redor da sede administrativa de Fortaleza, durante o horário de saída dos colaboradores, como forma de garantir maior proteção no final do expediente.