Ipu recebe a primeira sede da Defensoria. Defensora Geral anuncia atuação permanente na comarca

Ipu recebe a primeira sede da Defensoria. Defensora Geral anuncia atuação permanente na comarca

Publicado em

Nesta quarta-feira (7/2), a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) inaugurou a sua primeira sede em Ipu, cidade da região da serra da Ibiapaba. A parceria foi formada com a Faculdade Faedi, que inaugura também um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) em convênio com a DPCE para os estudantes de Direito terem vivência prática na área.

Essa foi a primeira inauguração de prédio da nova gestão da Defensoria, que iniciou em dezembro de 2023, e foi anunciada ao som da Banda de Música Municipal Maestro Lázaro Freire. A solenidade contou com a presença da defensoria geral do Ceará Sâmia Farias, da coordenadora das Defensorias do Interior, Renata Peixoto, da diretora e mantenedora da Faculdade de Educação da Ibiapaba (Faedi), Maria Socorro Rodrigues Araújo, do chefe de gabinete da Prefeitura de Ipu, Sebastião Rufino, da juíza da comarca, Edwiges Coelho Girão, do promotor de Ipu, Italo Sousa Braga, e do secretário executivo da DPCE, Samuel Marques, além da corregedora Sandra Dond, dos defensores públicos Glaiseane Lobo, que atua na comarca, Patrícia Sá Leitão, Carlos Alberto Mendonça e Carlos Rogério.

Entre as presenças ilustres estava o pequeno Neilton, de nove anos, que conseguiu o registro de nascimento retificado com a inserção do nome do pai e dos avós paternos com o apoio da Defensoria. Ele fez questão de vir com a avó, Maria Nair Pereira, e as irmãs, que vieram a convite do defensor Samuel Marques, cuja atuação na cidade auxiliou nas negociações para a inauguração do novo prédio. “A Defensoria foi uma benção na nossa vida porque ajuda, com gosto, as pessoas mais pobres. Agora, neste novo espaço, muito bonito, será um privilégio, porque teremos ainda mais pessoas que serão ajudadas”, disse a avó.

O novo espaço está localizado à travessa Manoel Dias, nº 956, no centro da cidade, e foi viabilizado após parceria firmada entre a DPCE e a Faedi, onde funcionará também o NPJ da instituição. Antes da inauguração, os atendimentos à população eram realizados em uma pequena sala no fórum.

A sede conta com gabinete para dois defensores, sala para estagiários e colaboradores, sala de recepção e sala de mediação. No dia da inauguração, ocorreu a solenidade de posse dos novos mediadores comunitários que atuarão na cidade. Os três empossados já são estudantes de Direito e essa atividade de conciliação ajudará na formação. Natali Araújo de Sousa, Jorge Henrique Nobre de Melo e Vitória Lima farão a mediação tão necessária ao desafogamento do sistema de justiça e celeridade da solução de conflitos.

Em seu discurso, a defensora geral destacou que um dos novos defensores empossados será titular na comarca. “No processo de política de interiorização da Defensoria, estas ações em parceria fazem o diferencial porque entendemos que, quando se anda em parceria, se chega mais longe e quem ganha é a sociedade. Muitas vezes, a primeira porta que se bate é da casa da Defensoria Pública e temos que estar prontos, estruturados para fazer um bom atendimento a quem mais necessita. Nós sabemos que Ipu é uma cidade que tem tradição de Defensoria há mais de 20 anos e já antecipo a notícia de que a gente está nomeando com alegria mais dois novos defensores públicos e um deles irá atuar aqui. Então, teremos um defensor público ordinariamente aqui, porque a gente sabe da necessidade da comarca e sabe que essa presença diária da Defensoria vai fazer toda a diferença”, anunciou.

A mantenedora e diretora da Faedi, Maria Socorro, destacou a trajetória da Faculdade de Educação da Ibiapaba. “A inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas representa um marco fundamental em nossa missão de proporcionar uma formação sólida e abrangente aos futuros profissionais do Direito. Este espaço não é apenas uma estrutura física, mas um ambiente onde o conhecimento se entrelaça com a prática, preparando nossos estudantes para os desafios do mundo jurídico. Expresso minha profunda gratidão a todos que contribuíram para tornar esse projeto uma realidade, desde a equipe docente até os colaboradores e parceiros. Que este núcleo seja um centro de aprendizado, inovação e reflexão”, disse.

O chefe de gabinete da Prefeitura falou da alegria de ver mais uma estrutura do sistema de justiça se instalar na cidade. “Um espaço desse daqui é um espaço ímpar para toda a região da Ibiapaba e hoje eu acho que estamos sendo pioneiros, porque essa parceria vai permitir que a gente cresça. O movimento vai ser grande aqui dentro. Por isso é importante essa parceria continuar e a prefeitura está de braços abertos para auxiliar no que for preciso“, disse Rufino.

Já o secretário executivo da Defensoria lembrou o processo até chegar ao dia de hoje. “Quando eu cheguei na sede da Defensoria, o adesivo da porta da sala era o mesmo que eu levei há 16 anos. Aí entendi que tinha um desafio. Senti o tamanho da responsabilidade, mas isso não me fez recuar em nenhum momento. Para estruturar melhor, precisávamos de parcerias e tive contato com a Joyce (Joyce Carneiro, diretora administrativa financeira da Faedi), que nos ajudou muito nesta caminhada. Foram muitas reuniões para pensar esse espaço, em como seriam as divisões. É uma história muito linda, de trabalho e dedicação. Uma história que entrelaçou duas instituições que vão crescer juntas neste município. A população de Ipu está de parabéns porque é esse modelo de fortalecimento que a Defensoria quer para o interior”, afirmou Samuel Marques.