
Mudanças: ARC tem nova assessora
A Assessoria de Relacionamento com o cidadão (ARC) da Defensoria Pública está de cara nova. A defensora pública Yamara Lavor, que anteriormente atuava na supervisão do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), assumiu a coordenação do setor na última segunda-feira, 03 de fevereiro. Ela reforça o time de gestão e a defensora Karinne Matos fica na supervisão do Nudesa.
A ARC foi implantada em janeiro de 2024, como parte de uma reestruturação estratégica promovida pela gestão atual, com o objetivo de otimizar e aprimorar as atividades das Central das Defensorias da Capital e do Interior, garantindo uma dinâmica mais eficiente para atender às necessidades da população.
Durante este período, a defensora Aline Pinho esteve à frente da assessoria que, desde janeiro, coordena a Central das Defensorias do Interior (CDI), ao lado dos defensores Guilherme Queiroz e Antônio Lopes.
A Assessoria de Relacionamento com o cidadão trabalha no enfrentamento dos desafios no atendimento ao público, como uma ferramenta essencial para o aprimoramento contínuo dos serviços prestados pela Defensoria. Para Yamara Lavor, assumir esse novo papel representa a continuidade do compromisso de tornar os serviços da instituição mais acessíveis e eficientes para aqueles que mais necessitam.
“Abraço essa missão como um novo desafio e uma grande responsabilidade. A Defensoria Pública tem um papel essencial na promoção da justiça social e no acesso aos direitos da população. Nosso trabalho na ARC se manterá focado em conhecer as necessidades reais dos nossos assistidos e assim propor soluções inovadoras e eficazes que assegurem o acesso a um atendimento com cada vez mais qualidade, celeridade e eficiência. Minha chegada traz o meu anseio em colaborar ativamente para transformar cada obstáculo em uma oportunidade de melhoria e, portanto, seguirmos sendo a voz de quem precisa e uma ponte de acesso à justiça”, compartilhou.
A defensora geral Sâmia Farias destaca o reforço vindo pela chegada da nova assessora. “A Yamara é uma defensora da ponta, que sabe os desafios dos atendimentos defensoriais e tem muito a nos ajudar a aprimorar este relacionamento com o cidadão, sempre em diálogo com o defensor e com a defensora em busca de soluções”, afirma.
Desde a sua implantação, a ARC tem desenvolvido ações fundamentais para promover o acesso à justiça. Entre essas iniciativas, destaca-se o fortalecimento e a implementação da Política de Linguagem Simples, aplicada no dia a dia das atividades da Defensoria. Isso resultou na adaptação do site e na melhoria da comunicação com o público, incluindo a reorganização do hall de documentos e a simplificação das informações gerais. Também houve a reestruturação dos fluxos e rotinas de atendimento nas comarcas do interior, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços.
Outra ação relevante foi a integração dos serviços da PEFOCE com o Núcleo de Atendimento e Petição Inicial, o que possibilitou a emissão de RG para assistidos com documentação ausente. A gestão do CRC Júdi também se destaca, permitindo a obtenção da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, sendo uma ferramenta importante na dinâmica de atendimento nos núcleos da instituição e em ações itinerantes como no Projeto Acolher e Amar Defensoria.
A ARC também segue com suas atribuições regulares, como a verificação semestral dos contatos da Defensoria no site e a manutenção da atualização de informações, a supervisão do Alô Defensoria – 129, gerencia os dados do Portal da Transparência e estabelece fluxos em parceria com a Ouvidoria Externa, com o objetivo de aprimorar e otimizar o acesso do assistido aos canais de atendimento da instituição.