Nudesa realiza ação de conscientização sobre câncer de mama e colo do útero

Nudesa realiza ação de conscientização sobre câncer de mama e colo do útero

Publicado em

O  câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no mundo, representando 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA. Durante o Outubro Rosa, a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde é reforçada para que o diagnóstico precoce seja alcançado, já que quando descobertos em estágio inicial, têm grandes chances de cura.

Com esse intuito e compromisso, o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública (Nudesa), realizou, na manhã desta sexta-feira (28/10), um evento de sala de espera“Outubro Rosa: Se cuidar é essencial” para as assistidas em atendimento. Durante a acolhida, uma equipe de residentes do Instituto do Câncer do Estado do Ceará (ICC) realizaram uma apresentação mostrando os principais sinais e sintomas, bem como dando orientações sobre a necessidade de conscientização e cuidados de rotina.

A equipe foi composta pela farmacêutica Erica Equeliani Araujo Feitosa, a psicóloga Erislene Rayanne Moreira Cruz, a fisioterapeuta Maria Naiara Mesquita de Lima, a enfermeira Elizabeth Mesquita da Silva e a assistente social Francisca Viviane Matos Soares,

A defensora pública e supervisora do Nudesa, Yamara Lavor, ressalta a necessidade de ter a atenção voltada para este tema, que deve ir além do mês de outubro. “É preciso que a gente também seja uma ponte para a conscientização das nossas mulheres sobre a essencialidade do autocuidado. Na rotina do Nudesa, lidamos diariamente com diversas demandas referentes à saúde e nos sentimos no dever de proporcionar essa acolhida em alusão ao Outubro Rosa, mas, com certeza, destacando que, independente do mês, essa atenção e responsabilidade que tem que fazer parte da rotina de todo os dias. Foi um momento muito gratificante de troca de conhecimentos tanto para nossas assistidas, defensoras e colaboradores presentes”, pontuou.

“É imprescindível que a educação em saúde seja cada vez mais fortalecida e ampliada para sensibilizar a população sobre o câncer, sua detecção precoce e prevenção”. O alerta feito pela enfermeira ,Elizabeth Mesquita da Silva, demonstra que o estímulo à conscientização é singular para proporcionar chances de detectar diagnósticos ainda em estágio inicial. “É crucial que esse tipo de conversa não fique apenas nos meses de outubro e novembro para que possamos levar esses conhecimentos para se cuidarem durante todo o ano. Nosso objetivo é incentivar que as mulheres e os homens conheçam seu próprio corpo e se apropriem dele para detectar mudanças, além de não deixarem de realizar consultas e exames de rotina, frisou.