Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Observatório recebe denúncias de  Intolerância Política e Ideológica do Ceará. Dezoito procedimentos já foram instaurados neste ano

Observatório recebe denúncias de  Intolerância Política e Ideológica do Ceará. Dezoito procedimentos já foram instaurados neste ano

Publicado em

O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (30/10) e decidirá o próximo presidente da República e governadores de alguns estados do país. Diante de tantos casos de intolerância e assédio eleitoral, a Defensoria Pública do Estado (DPCE) reforça o serviço do Observatório de Intolerância Política e Ideológica do Ceará.

Qualquer cidadão que esteja no território cearense pode registrar denúncia, que será avaliada por pelos defensores públicos para os devidos encaminhamentos com as demais instituições para a apuração de responsabilidades criminal e cível, além de servir de acolhimento às vítimas desse tipo de violência.

O Observatório é on-line e o endereço do formulário é https://bit.ly/2VEz3UB

O registro deve ser feito com identificação do denunciante, com a garantia de sigilo absoluto dos dados pessoais e de quaisquer informações sobre a ocorrência narrada. Os encaminhamentos vão ser conduzidos pelo Observatório em diálogo direto com os autores da denúncia.

Em 2022, a ferramenta foi ampliada e recebe denúncias de casos de intolerância política e ideológica. Os casos vão desde denúncias de funcionários coagidos a votar em candidatos específicos até registros de violência física e perseguição nas redes sociais. Neste ano, já foram registradas 18 denúncias. Desde sua criação, em 2018, o Observatório reuniu no total 43 procedimentos.