Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos” leva crianças e adolescentes de unidades de acolhimento a espetáculo no Theatro 

Projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos” leva crianças e adolescentes de unidades de acolhimento a espetáculo no Theatro 

Publicado em

Compreendendo o acesso ao lazer como uma das premissas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Defensoria Pública do Ceará, por meio do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e Juventude (Nadij), promoveu mais uma ação do projeto Defensoria Amiga dos Abrigos.

A programação ocorreu nesta quarta-feira (10/08), no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, durante a 11ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC). Na ocasião, cerca de 40 jovens que residem em unidades de acolhimento da capital assistiram a peça “Experimento – Como nascem as famílias” – do grupo Pavilhão da Magnólia.

No palco, o espetáculo retratou de forma leve e descontraída dramas familiares vividos por tantos brasileiros. Diferentes formatos de famílias: crianças com pais separados, irmãos só de pai ou só de mãe, jovens criados por avós e outros contextos tão comuns.

A defensora pública Thallita Nóbrega, titular do Nadij, reconhece a importância do momento de lazer também para o desenvolvimento social das crianças e adolescentes. “Buscamos sempre proporcionar às crianças e aos adolescentes que se encontram em situação de acolhimento institucional esses momentos de lazer e diversão, que nada mais é do que um direito previsto no ECA. Daí a necessidade de sempre buscar proporcionar a eles esses eventos. Até pra ter a questão do convívio comunitário, da integração à sociedade”, explica.

Instrutora educacional há 30 anos em uma das unidades de acolhimento que participou da ação, Socorro Serafim endossa o papel das programações para os jovens. “Eles vêm espontaneamente porque como eles ficam 24h no centro [unidade de acolhimento], então qualquer diversão é favorável para eles saírem um pouquinho. Através desse projeto eles também já conheceram a praia. Muitos deles nem conheciam, porque são do interior”, explica.

Defensoria Amiga dos Abrigos

O projeto ‘Defensoria Amiga dos Abrigos’, tem como objetivo promover uma ação em rede dos abrigos de Fortaleza, permitindo a troca de experiências, de convivência, a assistência jurídica das crianças e adolescentes, bem como a busca pela solução de problemas comuns das instituições.