Reconhecimento nacional: Defensoria do Ceará é finalista com cinco indicações no Prêmio de Comunicação e Justiça 2025
Da Redação
Com o maior número de projetos finalistas entre as Defensorias Públicas, a comunicação da Defensoria do Estado do Ceará se destacou no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) 2025. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade que realiza a premiação.
A DPCE ficou com cinco projetos classificados em quatro categorias. O reconhecimento consolida a instituição como uma das que mais figuram entre as melhores práticas de comunicação no sistema de justiça, já que pelo oitavo ano consecutivo a Defensoria do Ceará garante lugar na etapa final do concurso, que, nesta edição, reuniu mais de 420 projetos submetidos ao crivo de 47 jurados de diferentes áreas. Ao todo, 24 projetos de 12 Defensorias Estaduais, da DPU e de uma associação de defensores estão na final do grande Prêmio, que reúne as práticas de comunicação mais exitosas do sistema de justiça brasileiro.
“Estar entre os finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, mais uma vez, confirma que comunicar direitos é também uma forma de garantir o acesso à justiça. Este reconhecimento é resultado do esforço coletivo de uma equipe miúda, comprometida, criativa e profundamente alinhada com a missão da Defensoria Pública: transformar vidas por meio da informação. Cada projeto finalista é retrato dessa potência que há quando comunicação e direitos caminham juntos”, afirmou a secretária de Comunicação da Defensoria, Bianca Felippsen.
Ela destacou a emoção de ver, pela primeira vez, os belos projetos gráficos da Defensoria do Ceará entre os finalistas. “A empolgação é ainda maior por termos sido indicados na categoria Projeto Gráfico com os trabalhos assinados pelos designers Valdir Marte e Diogo Braga: ‘Amar Defensoria – um mar de direitos’ e ‘Transforma’, ambos de grande sensibilidade visual, artística e impacto social”.
Na categoria Reportagem Escrita, a Defensoria entra na sexta indicação — sendo esta a quarta consecutiva: a série “A gente mora dentro da gente”, de autoria da jornalista Déborah Duarte, artes de Diogo Braga, fotos ZeRosa Filho, redes sociais com Giullian Rodrigues e Kamilla Vasconcelos. Já o projeto projeto “Frente Negra da Defensoria”, elaborado pelo jornalista Bruno de Castro, artes de Valdir Marte, redes sociais com Giullian Rodrigues e Kamilla Vasconcelos e fotos ZeRosa Filho, conquistou a indicação na categoria Campanha de Interesse Público. Também sobre “frente Negra” o jornalista Bruno de Castro ganhou a indicação de finalista no Artigo Acadêmico, e narra o impacto do primeiro ano de atuação dos primeiros defensores cotistas da instituição. Já os projetos gráficos finalistas são assinados por Valdir Marte, com o “Amar Defensoria – Um Mar de Direitos”, e Diogo Braga, no “Transforma 2024”.
Desde 2018, a Defensoria do Ceará acumula 14 prêmios nacionais do PNCJ, entre primeiros, segundos e terceiros lugares, o que a torna uma das Defensorias mais premiadas do país. Os vencedores das 14 categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça serão conhecidos na solenidade de encerramento do XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Luís (MA).
A Secretaria de Comunicação (Secom) da Defensoria Pública do Estado do Ceará é formada pelas jornalistas Amanda Sobreira, Ana Paula Gomes, Bianca Felippsen, Bruno de Castro, Déborah Duarte, Giullian Rodrigues, Kamilla Vasconcelos e Juliana Bomfim, pelos fotógrafos ZeRosa Filho, Ari Fontenele e Millin Albuquerque, pelos designers Diogo Braga e Valdir Marte, e pelos estagiários Tarsila Saunders, Jamille Bezerra, Ramon Gomes e Samantha Kelly.
Projetos finalistas da DPCE no PNCJ 2025
- Projeto Gráfico – Transforma
- Projeto Gráfico – Amar Defensoria: um mar de direitos
- Campanha de Interesse Público – Frente Negra da Defensoria
- Reportagem Escrita – Série “A gente mora dentro da gente”
- Artigo Acadêmico – Frente Negra da Defensoria
Defensorias finalistas no PNCJ 2025
- DPCE 5 projetos
- DPTO 3 projetos
- DPMA 2 projetos
- DPAM 2 projetos
- DPMG 2 projetos
- DPGO 2 projetos
- DPSP 1 projeto
- DPMS 1 projeto
- DPAC 1 projeto
- DPRR 1 projeto
- DPMG 1 projeto
- DPMS 1 projeto
- DPU 1 projeto
- ADEP-MG 1 projeto
Prêmios conquistados pela Defensoria Pública do Ceará no PNCJ
2018
3º lugar – Publicação Especial: Relatório de Gestão
2019
1º lugar – Grande Reportagem: Mundo de Direitos
1º lugar – Relacionamento com a Mídia: HC de Mulheres Grávidas
1º lugar – Grande Prêmio de Comunicação e Justiça: Mundo de Direitos
2020
2º lugar – Mídia Digital: O Usuário e a Sociedade
2º lugar – Mídia Radiofônica: Defensoria em Movimento
3º lugar – Grande Reportagem: Orgulho LGBTQIA+
2021
3º lugar – Fotografia: Viver é brincar
2022
1º lugar – Reportagem Escrita: Eu vivo, mas não existo
2023
2º lugar – Mídia Digital: Todas Somos Uma
2º lugar – Publicação Especial: Memória Viva da Defensoria
2º lugar – Reportagem Escrita: Por tão pouco
2024
1º lugar – Reportagem Escrita: Desaparecidos: uma ausência presente
3º lugar – Artigo Acadêmico