Sâmia Farias é empossada nova defensora geral do Ceará: “Seremos voz e luta por dias melhores”

Sâmia Farias é empossada nova defensora geral do Ceará: “Seremos voz e luta por dias melhores”

Publicado em

Num gesto que fundia a essência do amor materno e a essência do serviço público da Defensoria, Sâmia Costa Farias Maia adentrou o auditório da Defensoria Pública do Estado do Ceará ao lado de seus filhos, Davi e Luis. A nova defensora pública geral do Ceará reafirmou sua posição. “Viver essa maternidade de uma maneira plena é algo que deve ser reivindicado não só do ponto de vista individual, mas também sob um prisma social e político. É um direito”.

A representação da liderança máxima da Defensoria, a sétima mulher a ocupar o cargo, une os laços e a coragem necessária para defender os direitos mais essenciais da população vulnerabilizada. E das mulheres e mães. “Quando estava em campanha fui muito questionada se ‘daria conta’ e se teria ‘disponibilidade’ para dedicar tempo à Defensoria, já que tenho dois filhos pequenos. Faço o grifo logo nesse início para dizer que meus filhos não só estão comigo em todos os meus dias, como são a minha melhor parte”, destacou Samia Farias durante a solenidade, que reuniu mais de 200 pessoas.

 

A posse aconteceu na tarde desta segunda-feira (04.12), no auditório Jesus Xavier de Brito, localizado na sede da Defensoria, em Fortaleza. A solenidade reuniu autoridades, secretários de Estado, defensores públicos em atuação, deputados, vereadores, autoridades civis e militares, familiares e colaboradores.

Cearense, Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). Ingressou na Defensoria Pública do Ceará em 2008. Atuou em Trairi, Cascavel e Aquiraz. Está hoje em Fortaleza, no Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) e na Unidade Móvel, já tendo passado pelas defensorias criminais, de família e da fazenda pública, além dos núcleos especializados de habitação e moradia e do idoso.

Em seu discurso, destacou as suas antecessoras, Mariana Lobo e Elizabeth Chagas, “Mariana e Beth, quero agradecer imensamente a oportunidade de ter integrado suas equipes e de ter vivido tantos momentos desafiadores e também de compartilhar tanta alegria com as conquistas destes últimos anos. Vocês merecem, honrosamente, os mais sinceros aplausos. espero mesmo honrar este legado das grandes mulheres desta instituição e sei que não sairão das arenas e das lutas. E nem largarão minha mão”. Na solenidade, Elizabeth Chagas fez um balanço de sua gestão e foi homenageada por Samia Farias.

A defensora pública geral destacou projetos já existentes como a Defensoria em Movimento, que leva atendimento à população em diversos bairros da capital e do interior, a posse popular pela sociedade civil, a escuta da população nas edições do Orçamento Participativo. E assumiu o compromisso de continuar levando os serviços da instituição a todo o Estado do Ceará

“Assumo o compromisso de intensificar os esforços na interiorização da Defensoria, com mais defensores e defensoras, ampliando o número de cidades atendidas. Trabalharemos incansavelmente para garantir que cada cidadão cearense tenha acesso aos seus direitos. Vamos pintar o ceará de verde. Em 2024, completaremos 27 anos de institucionalização,  uma jovem instituição, cheia de energia e de esperanças, mas que precisa de ajuda, apoio e cooperação de todos os atores políticos e do sistema de justiça que abrilhantam essa posse”.

Ela destacou uma gestão coletiva próxima aos movimentos sociais e de muito ‘sonho e luta’ por direitos. “Convido cada um de vocês a se unir a nós nessa jornada. Vamos agir de forma coletiva. Seremos voz e luta por dias melhores. E seguir lutando e construindo uma Defensoria Pública mais forte, independente, autônoma, presente e próxima do povo cearense”.


Ainda durante a solenidade, a defensora geral apresentou a composição de sua gestão. São eles: 

Subdefensor Geral do Estado do Ceará – Leandro Sousa Bessa

Secretário Executivo- Samuel de Araújo Marques

Diretora da Escola Superior da Defensoria – Amélia Soares da Rocha

Coordenador das Defensorias da capital -Manfredo Rommel Cândido Maciel

Coordenadora das Defensorias do interior – Renata Peixoto do Amaral Botelho Silva

Subcoordenadores das Defensorias do interior – Antônio Lopes Filho e Guilherme Queiroz Maia Filho

Assessora de relacionamento institucional – Lia Cordeiro Felismino

Assessora de planejamento e controle – Denise Sousa Castelo

Assessor jurídico – Petrus Henrique Gonçalves Freire

Assessor de desenvolvimento institucional – Bruno Fiori Palhano Melo

Supervisor do Núcleo de Estágio de Graduação e Pós-Graduação – Bruno Gonçalves Neves

Coordenadora de comunicação – Bianca da Câmara Felippsen

Assessora de Relacionamento e Atendimento ao Cidadão – Aline Pinho Romero Vieira Paula

Assessora de Projetos – Camila Vieira Nunes Moura

 

 

Depoimentos

Carla Yascar – Defensora Pública do Estado do Piauí. “A Sâmia é uma amiga querida, eu a conheço do Condege já, enquanto subdefensora pública geral daqui do Ceará, acompanho detidamente o trabalho, tanto da Sâmia quanto da Beth. Hoje é um dia muito importante que marca a transmissão do cargo de Defensora Pública Geral da doutora Elizabeth para a Sâmia, que liderará uma Defensoria muito importante no Estado do Ceará e também para todo o Brasil e para o Nordeste. Então viemos aqui prestigiar, a Sâmia é uma excelente gestora, já tem experiência e tenho certeza que vai impulsionar a Defensoria Pública do Estado do Ceará ainda mais”.

Melissa Silveira – Subdefensora pública geral do Rio Grande do Sul – “É uma grande honra e uma grande emoção poder estar aqui hoje na posse de Sâmia Farias. Ela e Elizabeth Chagas são para mim grandes exemplos de pessoas e de gestoras, tanto pelo brilhantismo da atuação delas aqui na Defensoria Pública do Ceará, como pela capacidade que elas têm de integrar e de fazer com que as pessoas sejam felizes, trabalhando da melhor forma possível na Defensoria Pública. E com isso, elas contagiam os demais e elas conseguem um crescimento ainda maior pela instituição em todos os seus aspectos. Parabéns Beth pela gestão e parabéns Sâmia e muito boa sorte na sua nova caminhada”.

Henrique Seixas – defensor público geral de Pernambuco – “As sucessões das administrações são salutares para toda e qualquer ” e qualquer instituição, sobretudo quando se tem uma figura feminina assumindo cargo de destaque dentro da Defensoria Pública. Ficamos de extrema felicidade em ter participado desse evento e saber que a Defensoria Pública do Ceará vai estar em boas mãos na sua futura administração”

Ricardo Queiroz de Paiva –  defensor público geral de Amazonas – “Fiz questão de vir porque eu entendo que momentos como esses são importantes para o fortalecimento da Defensoria Pública brasileira. Uma instituição muito importante, que olha para as pessoas carentes, para as pessoas vulneráveis e aqui meu desejo especial à Sâmia, minha amiga, e a todos a vocês que compõem à nova gestão, que seja muito profícua, que seja uma gestão proveitosa, que Deus lhe abençoe muito nessa caminhada porque, tenha certeza, os desafios são grandes. Eu, como defensor público geral do Estados da AMazonas, vou  estar à sua disposição”

Gabriel Furtado – defensor público geral do Maranhão. “Eu já acompanho a defensora pública Sâmia há alguns anos e conheço o trabalho dela, a dedicação, o amor pela Defensoria Pública. Em um momento como este marca a carreira dela e também marca a história da Defensoria do Ceará no momento em que a gente vai ter uma nova gestão, Continuando o trabalho da Beth, claro, mas também com características peculiares à Sâmia, que é muito trabalho, muito amor e muita dedicação. Então acho que esse é um momento muito importante pela Defensoria do Ceará.

Daniel Kishita – Defensoria Pública da União – “A Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado são instituições irmãs, que têm atuação em ramos da justiça diferentes, mas têm vários pontos de convergência entre as instituições. É um momento lindo, de bastante relevância para o cenário jurídico local e estamos muito honrados, muito orgulhosos de estar participando nesse momento, dessa sucessão, em que a Elizabeth encerra o mandato que foi muito produtivo. A Defensoria cresceu muito aqui no Estado nesse período e fazemos os votos para que a  Samia  também consiga levar à frente um projeto de avanço e de engrandecimento da Defensoria em todo o estado”.