Supervisores da Defensoria participam de oficina de linguagem simples e direito visual no Irís

Supervisores da Defensoria participam de oficina de linguagem simples e direito visual no Irís

Publicado em

Treze supervisores da Defensoria participam a partir de segunda (6) de uma Oficina de Linguagem Simples e Introdução ao Direito Visual no Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. As oficinas acontecem de 6 a 10 de maio.

A formação é voltada  para qualificar o acesso à informação da população sobre uso de linguagem simples, o que contribuirá para tornar a prestação de serviço ainda mais acessível para a população. A parceria foi formada pela Assessoria de Relacionamento do Cidadão (ARC) que coordena a política e o Clic – Laboratório de Inovação da Defensoria.

A supervisora Aline Pinho fala da iniciativa. “Lançamos na última semana o Clic, que é o nosso Laboratório de Inovação e  uma das linhas que estamos implementando é a adoção da linguagem simples. Já estamos com material nesta perspectiva e estamos agora aprimorando nosso corpo técnico para serem multiplicadores dessa política”.

O que é Linguagem Simples? – No contexto do setor público, é um movimento social e uma técnica de comunicação para tornar as informações mais compreensíveis para todas as pessoas. Para isso, usa processos linguísticos, como clareza e concisão, e a abordagem do Design, para reforçar e complementar a mensagem.

O que é Direito Visual? É uma técnica usada para facilitar a comunicação jurídica, de forma que qualquer pessoa consiga entendê-la. Para isso, são usados recursos visuais combinados com o texto escrito em Linguagem Simples.