DPCE estabelece uma folga anual para realização de exames preventivos contra o câncer de mama, colo do útero e próstata

DPCE estabelece uma folga anual para realização de exames preventivos contra o câncer de mama, colo do útero e próstata

Publicado em
Texto: Ana Paula Lopes

Os exames de rastreamento são essenciais para a prevenção de doenças. No caso do câncer, a brevidade na descoberta pode ser determinante para as chances de cura e controle do diagnóstico. Durante os meses de outubro e novembro a população é estimulada a refletir sobre três tipos importantes de câncer: de mama, do colo do útero e de próstata.

Como parte desse compromisso com a saúde de membros, servidores, colaboradores e estagiários, a Defensoria Pública do Estado do Ceará publicou confere um dia de folga por ano para a realização deste tipo de check-up. A iniciativa foi oficializada nesta quinta-feira (31/10) pela defensora pública geral Sâmia Farias, por meio das Instruções Normativas 184 e 185/2024.

Para usufruir do benefício, é necessário comunicar previamente o seu núcleo ou superior imediato, a fim de assegurar a organização das atividades no dia do agendamento. Após a realização dos exames, é preciso trazer a declaração médica ou documento equivalente, comprovando o comparecimento. Consulte AQUI os critérios.

“Todos nós assumimos muitos papéis e compromissos no dia a dia. No entanto, entendemos que, apesar da correria, a saúde não pode ser negligenciada. Nossa intenção é incentivar, dentro do ambiente da Defensoria Pública que, tanto homens, quanto mulheres, se comprometam cada vez mais com os cuidados de saúde. Acreditamos que essa iniciativa ajudará a aumentar a realização dos exames contra o câncer  de mama, colo do útero, de próstata para que a gente tenha este compromisso com o bem-estar e a prevenção”, destacou Sâmia Farias, defensora geral.

Para conscientizar sobre o tema, a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) e o Setor de Psicossocial realizam amanhã, sexta-feira (01), um momento de conversa  em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A palestra “Do Outubro Rosa ao Novembro Azul – Incentivando o Autocuidado Preventivo” ocorrerá às 15h30, no auditório Jesus Xavier de Brito. O evento trará orientações essenciais para a prevenção de doenças e dicas de autocuidado, indispensáveis para a saúde integral.

A ação integra o calendário do projeto Saúde e Qualidade de Vida da DPCE. O momento contará com a presença da enfermeira sanitarista Julieta Narsia Pontes Luciano, que abordará a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e de práticas de autocuidado contínuo, fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar. Quem não puder comparecer presencialmente terá a oportunidade de participar pelo link: https://www.youtube.com/live/zzd2Xyw0zmg?feature=share.

As normativas expedidas estabelecem que essa dispensa será concedida uma vez ao ano, sem gerar qualquer tipo de ônus ou prejuízo.

Saúde

Os exames de rastreamento são realizados em pessoas assintomáticas ou com fatores de risco, visando identificar sinais precoces da doença e, assim, permitir um tratamento mais eficaz. Incorporá-los à rotina é fundamental para preservar a saúde.

A mamografia é o principal exame preventivo e diagnóstico para o câncer de mama. Ela detecta lesões mamárias e auxilia na identificação precoce da doença, o que aumenta as chances de cura. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos para mulheres em geral e a partir dos 30 anos para aquelas com alto risco.

Já o exame citopatológico Papanicolau identifica lesões inflamatórias, infecciosas e alterações celulares que podem ser anunciar o câncer de colo do útero. Essas alterações, quando diagnosticadas precocemente, são geralmente curáveis. Para mulheres com mais de 30 anos, a orientação é que o Papanicolau seja complementado com o teste para detecção do papilomavírus humano (HPV).

Os exames preventivos de câncer de próstata incluem o PSA (exame de sangue) e o toque retal, que ajudam a identificar sinais precoces da doença. Homens a partir dos 40 anos,, devem avaliar com o médico a necessidade desses exames. O rastreamento precoce aumenta as chances de tratamento eficaz.

A determinação tem o objetivo de fortalecer a conscientização acerca dos cuidados contínuos com a saúde.