Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria amplia parceria com Terres Des Hommes para que ações da justiça restaurativa aconteçam também no Mucuripe

Publicado em

IMG_6192

Na manhã desta sexta-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Ceará assinou um termo de cooperação técnica com a Terre Des Hommes Brasil com o objetivo de implementar práticas restaurativas à comunidade do Grande Vicente Pinzón, região onde a Defensoria Pública mantém o programa Defensoria Pela Paz (DePaz).

Este é o segundo convênio assinado entre as duas instituições. O primeiro foi firmado em abril de 2017 no âmbito de atuação do Núcleo de Atendimento a Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja). Dessa vez, o convênio foi ampliado para o Núcleo Descentralizado do bairro Mucuripe para valorizar a autonomia da comunidade e o diálogo entre os envolvidos em uma situação de conflito, estimulando decisões que promovam responsabilização, reparação dos danos e restabelecimento dos vínculos, não restritos apenas aos processos judiciais.

IMG_6200
De acordo com a defensora pública geral, Mariana Lobo, “a nossa expectativa é que essa parceria possa agregar ainda mais toda a expertise da Terre Des Hommes para que a gente possa capacitar facilitadores e sensibilizar defensores públicos, bem como demais atores do sistema de justiça, para o potencial que tem a justiça restaurativa na resolução de conflitos, possibilitando que nossos assistidos possam efetivamente entrar em um outro ciclo, que não seja apenas de punição”.

A Defensoria disponibilizará um espaço físico dentro do núcleo e uma equipe de apoio que coordenará o projeto, acompanhará as estatísticas e auxiliará na capacitação para facilitadores e demais integrantes do projeto. De acordo com a defensora pública Michele Alencar, supervisora do Núcleo Descentralizado do Mucuripe, “na prática, vamos fazer círculos de paz, ações de educação em direitos, oficinas de parentalidade entre os jovens e seus familiares visando a diminuição de conflitos na região”. As atividades estão previstas já iniciar em novembro deste ano.

O Instituto Terre Des Hommes atua em mais de 10 países da América Latina com a justiça juvenil restaurativa. Segundo o delegado da TDH no Brasil, Antônio Renato Gonçalves Pedrosa, a iniciativa a ser implementada em parceria com a Defensoria Pública já é referência. “É uma satisfação assinar mais um termo de cooperação com a Defensoria, uma instituição comprometida com os direitos humanos que vem fortalecer esse trabalho de prevenção ao ciclo de violência que temos aqui em fortaleza. Então, a ideia dessa parceria é fortalecer a cultura de paz, incentivar o protagonismo juvenil e unir forças para a prevenção da violência na Grande Fortaleza, e, em particular, na região do Mucuripe”, conclui.