Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Prorrogadas inscrições em edital para publicação em livro com tema “Litigância estratégica e direito de resistência”

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), e o Fórum Justiça, com o intuito de potencializar boas práticas e expandir conhecimentos em torno da atuação da Defensoria Pública junto aos movimentos sociais, recebem inscrições até 25 de setembro para chamada pública que reunirá relatos de experiência e artigos científicos relacionados ao tema para o lançamento de livro. As experiências inscritas também serão apresentadas nos dias 21 e 22 de setembro no Seminário “Litigância estratégica e direito de resistência: desafios para a Defensoria pública e movimentos sociais”, que será realizado na Defensoria Pública. O evento tem apoio da Ford Fundation, Article 19, Terra de Direitos e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC).

“Cabe à Defensoria Pública a defesa individual e coletiva da população hipossuficiente que é a grande maioria no nosso Estado e sabemos que essa construção só faz sentido se for articulada junto à sociedade civil. Em contexto social de intensas manifestações e a preocupação da sociedade civil organizada com relação à criminalização dos movimentos sociais, a proteção do direito à livre manifestação é uma demanda importante e a Defensoria Pública do Ceará tem buscado esse debate, através da escuta dos agentes sociais, demonstrando que está de mãos dadas com a sociedade para inibir a violação aos direitos e, assim construir um país mais democrático”, enfatiza a defensora pública e assessora de relacionamento institucional, Michele Camelo.

Com o objetivo de construir estratégias conjuntas de enfrentamento às violações dos direitos humanos e buscando uma atuação mais próxima dos movimentos sociais, especialmente nas questões coletivas e conflitos estruturais, a publicação terá foco especial na região Nordeste e recebe trabalhos nas modalidades: relatos de experiência, podendo envolver os mais diversos atores institucionais e movimentos sociais, dentro ou fora do sistema de justiça e artigos científicos, podendo tratar de aspectos teóricos – desde que com repercussão prática.

Podem submeter artigos para seleção os profissionais da esfera jurídica, assistentes sociais, psicólogos, antropólogos, sociólogos, pedagogos, entre outros profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como militantes de movimentos sociais e populares ligados ao tema geral da publicação e oriundos da região Nordeste. Os trabalhos poderão ser submetidos até o prazo de 25 de setembro de 2017, por meio do formulário no link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9uhU21oEYZl9B9wTKIGN5w9OReemlJ1HnyXmBhQtP-C85dw/viewform

Dúvidas ou esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail arins@defensoria.ce.def.br

Confira o edital completo:

Edital Chamada Publica