Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE representa o Nordeste em webinário nacional sobre acesso à Justiça

DPCE representa o Nordeste em webinário nacional sobre acesso à Justiça

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) vai representar nesta terça-feira (30/6) toda a região Nordeste no webinário “Acesso à Justiça e Atuação Interdisciplinar no Contexto de Pandemia”. A capacitação acontecerá durante encontro ampliado das equipes de atendimento psicossocial.

Serão, ao todo, três horas de discussões. Das 15 às 18 horas, a coordenadora do serviço psicossocial da DPCE, a psicóloga Andreya Arruda vai detalhar os mecanismos utilizados pela Defensoria cearense durante esse período de isolamento social que estão garantindo índices recorde de atendimento.

O webinário visa aprimorar o trabalho da Defensoria a partir de experiências exitosas nesta momento de acolhimento feito somente por telefone. Com esse intercâmbio de informações, os psicossociais serão fortalecidos em todo o país a partir do reforço da importância da atuação interdisciplinar.

Além do Ceará, fomentarão o debate representantes de São Paulo, Paraná, Amazonas e Distrito Federal. As discussões terão dois eixos principais: dificuldades dos usuários com as tecnologias disponíveis e contradições para garantia de trabalho e atendimento à população.

Em maio deste ano, o psicossocial da DPCE registrou 2.159 atendimentos. Trata-se do maior patamar para o mês desde que o serviço foi criado, em 2016. “A gente conseguiu se aproximar do assistido na pandemia. Eles sabem que não estão sozinhos. A Covid-19 está chegando em todos. E a gente não pode simplesmente não atender. Se a gente ficasse inacessível, a gente estaria sendo insensível. Na pandemia, o nosso assistido pode precisar da gente muito mais. Porque tem assistido envolvido em caso de violência doméstica, por exemplo. Há casos muito delicados. Isso exige da gente ainda mais cuidado com essas pessoas”, pontua Andreya Arruda.