Mediadores comunitários participam do primeiro dia do curso de capacitação online
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE) participou, nesta quinta-feira (21/10), do curso de Capacitação Online para Mediadores Comunitários, realizado pela Escola Superior da Defensoria. Por meio da plataforma digital o curso contou com a participação de mais de 60 pessoas, que poderão atuar como mediadores comunitários em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, na Região do Cariri, e no município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. Participaram da formação os defensores públicos Michele Camelo, Rozane Magalhães, Patrícia Sá Leitão e as psicólogas Andreya Arruda e Aparecida Gonçalves.
O curso de formação tem como objetivo incentivar e promover capacitação, treinamento e atualização permanente aos futuros mediadores. A aula inaugural foi proferida pela psicóloga e coordenadora do psicossocial, Andreya Arruda. Na palestra foram abordados conceitos básicos sobre métodos consensuais de solução de conflitos importantes para os profissionais terem entendimento no momento de formação e fazerem o melhor atendimento possível.
A psicóloga também contou alguns casos de atendimentos dos quais ela presenciou por meio das mediações na Defensoria. “Através da mediação conseguimos entender o real conflito e não somente o aparente. A mediação é um caminho para isso. Através do empoderamento das partes envolvidas é possível chegar na resolução do conflito”, frisa Andreya.
A defensora pública Michele Camelo, assessora de relacionamento institucional da Defensoria, participou da capacitação. “Esse curso é muito importante para todos. Os assistidos, sem dúvidas, serão os maiores beneficiados, pois a mediação vem se mostrando como uma proposta inovadora de resolver conflitos”, pontua.
No decorrer do curso, Aparecida Gonçalves, psicóloga da Defensoria, ressaltou que através da realização deste curso, os novos mediadores terão oportunidade de conhecer a instituição que irão trabalhar. “Eles aprenderão sobre a parte teórica e também a prática para a realização da mediação comunitária, pois sabemos que hoje a mediação é um instrumento inovador e que trará grandes resultados nas soluções de conflitos na comunidade e na esfera geral. Este curso vem agregar conhecimentos aos futuros mediadores comunitários para que possam realizar um trabalho eficiente e humanizado para os nossos assistidos”, explica.
A defensora pública Rozane Magalhães, supervisora do Núcleo de Soluções Extrajudiciais de Fortaleza (Nusol), destacou a importância dos bolsistas e reiterou que a mediação comunitária é um meio de exercer a cidadania, podendo ser entendido como uma ferramenta de pacificação social. “Essa diversidade nos olhares enriquece nosso trabalho e nos ajuda a desenvolver e ofertar o melhor serviço para aqueles que mais necessitam”, finalizou.
Depoimentos dos participantes:
Regina Fernandes – “A mediação é uma proposta inovadora de resolver conflitos, sem dúvida uma mudança de cultura. Parabéns a Defensoria!”
Frances Marina – “Cada caso tem a sua particularidade, e a mediação proporciona esse olhar mais atento à demanda de cada um.”
Bárbara Vitória da Silva – “É incrível a quantidade de pessoas vulneráveis e invisíveis. Acredito que essa é a função primordial da atuação do mediador: tornar visível e fazer importante as dores dessas pessoas na sociedade, que vai muito além do judiciário.”
Maria Elismeire Pedrosa Feitosa – “O mediador terá o objetivo de promover a democratização do acesso à justiça, restituindo ao cidadão e a comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos de maneira participativa”.
SERVIÇO
DIA 22/10/2021
https://defensoriace.webex.com/defensoriace-pt/j.php?MTID=mf3ccd34f4fde1405b9629255664d86ec
DIA 28/10/2021
https://defensoriace.webex.com/defensoriace-pt/j.php?MTID=m96a68b8b55a62297b70f4af958c7e6ef
DIA 29/10/2021
https://defensoriace.webex.com/defensoriace-pt/j.php?MTID=m027f0bb3c595c8d6eacdc1923de4213f


