Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Estudantes de psicologia ajudarão na demanda com as famílias de pessoas presas

Estudantes de psicologia ajudarão na demanda com as famílias de pessoas presas

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado firmou nesta sexta-feira (22) um termo de Cooperação Técnica com o Centro Universitário 7 de Setembro, o qual proporcionará vivência prática aos estudantes do curso de psicologia dentro da rotina da instituição, por meio do estágio obrigatório. O convênio trará apoio dos estagiários dentro dos Núcleos de Atendimento ao Preso Provisório (Nuapp) e Execução Penal (Nudep), com a instalação do projeto Sala de Espera.

A proposta visa atuar no pré-atendimento das demandas que chegam aos núcleos, realizando uma escuta ativa para traçar possíveis encaminhamentos. Atividades de acompanhamento inicial, articulação com as redes de apoio, participação em atividades de educação em direito realizadas pelas equipes psicossociais, visitas domiciliares e reuniões também elencam o plano de atividades do estágio.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, realça o comprometimento da Defensoria Pública em ser uma porta para construção dos futuros profissionais, bem como o valor que a parceria representa para o acolhimento dos assistidos e assistidas. “Entendemos que os serviços que oferecemos à população têm valores singulares, pois lidam diretamente com gente, com vidas e acesso aos direitos fundamentais. Portanto, essa rotina possibilita experiências grandiosas de aperfeiçoamento profissional. Assim, fazemos uma troca com os estudantes e esse suporte nas atividades colaboram com o aperfeiçoamento dos nossos serviços aos cidadãos”, frisou Elizabeth Chagas.

A psicóloga e coordenadora do psicossocial da Defensoria, Andreya Arruda, destacou a essencialidade do trabalho transversal na Defensoria. “Lidamos com pessoas que já estão desgastadas pela suas lutas, desencadeando também um consumo emocional como plano de fundo da demanda primária. Assim, estas parcerias acadêmicas, onde ofertamos um campo de ensino e aprendizagem prática aos alunos, amplia também o nosso campo de atendimento e só favorece ao fluxo de apoio”, salientou a coordenadora.

Já nesta segunda-feira(25), acontecerá a apresentação de todos serviços do psicossocial para coordenador, professores  e estudantes do curso. O convênio terá vigência de dois anos, podendo ser prorrogado.