DPCE é a Defensoria do Brasil com mais prêmios de Comunicação e Justiça: instituição soma 8 troféus em 4 anos
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) ganhou na última sexta-feira (22/10) mais um Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ). O registro “Viver é brincar” foi considerado o terceiro melhor na categoria fotografia e alçou a instituição ao posto de ser a Defensoria mais laureada entre as demais do Brasil.
Com oito prêmios, a DPCE lidera o ranking defensorial ao lado de Tocantins e Rio de Janeiro, considerando o histórico disponível do prêmio, desde 2014. É, no entanto, a única Defensoria a conquistar o primeiro lugar em “Grande Reportagem” e no “Grande Prêmio”, principal categoria do certame. Desde 2018, quando começou a concorrer ao PNCJ, a instituição chegou à final e recebeu condecorações em todas as edições, promovidas anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).
Em 2018 e 2019, a Defensoria foi a única representante do Ceará entre os finalistas e em 2019 consagrou-se a maior vencedora, recebendo três destaques (ver lista abaixo). Tudo isso faz da DPCE também a instituição mais premiada do sistema de justiça cearense, que este ano tem outros quatro órgãos cearenses premiados (são eles: Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Tribunal de Justiça do Estado (TJCE) e Justiça Federal – Seção Ceará).
O PNCJ é o mais importante prêmio da comunicação pública do sistema de justiça brasileiro e avalia projetos de todo o país. Recebeu este ano 209 inscrições de práticas de comunicação produzidas e/ou coordenadas por assessorias de comunicação dos órgãos das mais diversas instâncias e atuações. Foram, ao todo, 12 categorias e 37 vencedores com trabalhos executados em 2020.
“A comunicação é um motor para a Defensoria, já que diz respeito à educação em direitos e informação aos nossos públicos. Na pandemia, comunicar bem foi fundamental, aperfeiçoamos nossos modos de comunicação, porque as pessoas, em regra, isoladas em suas casas precisavam entender como ficou o atendimento, neste período que agigantou as desigualdades e medos. A Defensoria esteve ativa. Ver nossa Assessoria de Comunicação recebendo mais um prêmio de abrangência nacional é o reconhecimento de que foi acertada a decisão de ter no setor uma função estratégica de atuação para a Defensoria”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.
À frente da assessoria de comunicação da DPCE desde 2016, a jornalista Bianca Felippsen avalia o cenário no qual foram executados os projetos submetidos ao 19º PNCJ, cuja realização deu-se de forma remota, a exemplo do ano anterior, em decorrência das limitações ainda impostas pela pandemia do novo coronavírus.
“O ano passado, particularmente, foi sui generis porque a gente teve, da noite pro dia, que se adaptar a uma comunicação feita inteiramente de casa e para pessoas que também estavam 100% do tempo em casa mas que, em alguma medida, eram vulneráveis digitais. Isso demandou mais planejamento, mais estratégias e mais produtos para alcançar nossos públicos interno e externo. Diferente de outros setores da sociedade, a comunicação da Defensoria não parou um único dia. Foi um período de muito autodescobrimento e autoavaliação. Algo que fica como legado pra instituição e que vai continuar nos norteando”, frisa.
Para a edição de 2022 do PNCJ, ela já garante a participação da Defensoria do Ceará. E, quem sabe, mais troféus. “Alguns projetos nós já executamos; outros nós estamos na fase final de planejamento. Mas, independente da plataforma na qual o material vá ser publicado, nossa premissa é contar boas histórias. Todo dia é dia de construir um bom texto, de montar uma boa campanha e de, acima de tudo, lutar por direitos”, acrescenta Bianca Felippsen.
PRÊMIOS PNCJ CONQUISTADOS PELA DEFENSORIA
2018
3º lugar na categoria “Publicação especial”
2019
1º lugar na categoria “Grande reportagem”
1º lugar na categoria “Relacionamento com a mídia”
1º lugar na categoria “Grande prêmio”
2020
2º lugar na categoria “Mídia digital”
2º lugar na categoria “Mídia radiofônica”
3º lugar na categoria “Grande reportagem”
2021
3º lugar na categoria “Fotografia”
****
PRÊMIOS PNCJ CONQUISTADOS POR DEFENSORIAS PÚBLICAS ESTADUAIS*
Ceará: 8
Rio de Janeiro: 8
Tocantins: 8
Bahia: 5
Goiás: 2
Mato Grosso do Sul: 1
Roraima: 1
* Somados primeiro, segundo e terceiro lugares em diversas categorias de 2014 em diante.


