Psicossocial registra 29.211 atendimentos entre janeiro e setembro de 2021
“O psicossocial vem sendo valorizado não só internamente, como externamente também. Os próprios assistidos buscam cada vez mais o atendimento e a gente vê isso pelos números. Os números falam”, comenta a coordenadora do Serviço Psicossocial da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE), psicóloga Andreya Arruda Amendola, a respeito da crescente procura por atendimentos. O setor registrou 29.211 mil atendimentos entre janeiro e setembro deste ano.
Representando mais de 40% dos procedimentos, 12.249 assistidos buscaram acolhimento pela primeira vez. De acordo com a supervisora, os casos recebidos são complexos e precisam de maior auxílio, o que explica uma taxa de 37,67% de acompanhamentos de casos em andamento. “O que a gente resolve do assistido não se esgota em um atendimento só”, explica Andreya.
Supervisora do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi), a defensora Natali Massilon destaca a necessidade do suporte psicossocial para que os assistidos voltem mais fortalecidos e em condições de dar continuidade aos atendimentos de forma mais tranquila. “Em muitos casos, a gente se depara com pessoas que precisam realmente de um olhar diferenciado para que tenham condições de pleitear seus direitos. Então, o psicossocial vem dar esse suporte para que a pessoa se sinta segura. É uma escuta diferenciada. Muitas vezes eles, são até encaminhados para um tratamento psicológico para se fortalecerem e terem condições de ingressar com as demandas a que vieram buscar. Sempre que encaminhamos um assistido ao setor, temos um feedback muito positivo dele.”
Com os atendimentos remotos impostos pela pandemia, os/as assistidos/as puderam marcar sessões sem sair de casa para conseguirem a assistência da equipe de psicólogos e assistentes sociais do Psicossocial. “Hoje não é só mais ir no presencial. Se eu quiser ir presencial, eu agendo o atendimento presencial. Mas eu também posso acessar o telefone, acessar o Whatsapp e acessar o email. A gente vai ter com certeza as pessoas que vão precisar do momento presencial, mas a gente vai ter também aqueles que vão precisar do modelo online e que vão preferir pela facilidade, por não terem que se deslocar, por não terem que chegar mais cedo”, complementa Andreya.
O maior quantitativo de atendimentos psicossociais foi registrado este ano. Foram realizados 5.071 encaminhamentos internos e externos, além de 500 participações em mediações, conciliações e atividades de reunião de grupo, sobretudo de articulação com os equipamentos da rede.
O ranking de atendimentos psicossociais dos primeiros três trimestres de 2021 expõe que a região do Juazeiro, com exceção do mês de julho, é de onde vem mais solicitações de atendimentos. Já entre os núcleos que mais buscaram o psicossocial neste ano, o Napi, em Fortaleza, na sede principal da DPCE, se destaca como o principal.


