Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nadij realiza reunião com equipes dos abrigos e Previdência Social para ver fluxos do BPC

Nadij realiza reunião com equipes dos abrigos e Previdência Social para ver fluxos do BPC

Publicado em

Na manhã desta quinta-feira (9), a equipe do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij) realizou uma reunião entre integrantes de 18 instituições de acolhimento de crianças e aos adolescentes de Fortaleza e representante do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará, em Fortaleza.

O momento foi uma oportunidade para repassar informações sobre o fluxo para requerimento e atualização de dados referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) das crianças e adolescentes que se encontram em situação de acolhimento institucional e que fazem jus a esse benefício. “Nosso núcleo tem o objetivo de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes acolhidos em todas as searas e esse momento representa uma forma de concretizar a assistência integral da Defensoria Pública”, explica Thallita Nóbrega.

Participaram do encontro as defensoras Ana Thallita Nóbrega e Jacqueline Torres, a assistente social do Nadij, Roberta Costa e Tatiana Nascimento Mendonça,
coordenadora do Serviço Social do INSS Fortaleza.

A defensora pública destaca ainda que “o fato das crianças estarem acolhidas demanda maior atenção e cuidados. Nesse contexto, o Nadij busca sanar as dúvidas das equipes dos abrigos sobre esse benefício, amenizando assim a situação de vulnerabilidade social desses jovens”, complementa.

Cerca de 20 instituições especializadas em acolhimento das crianças e dos adolescentes em Fortaleza estiveram presentes nesse encontro, são elas: Acolhimento I, Acolhimento II, Acolhimento III, Acolhimento IV, Acolhimento VI, Acolhimento VII, Casa da Criança, Recanto da Luz, Renascer, Nossa Casa, Tia Júlia, Tia Júlia Primeira Infância, Acolhimento I – SPS, Acolhimento II – SPS, Sol Nascente, São Miguel Arcanjo, Lar Santa Mônica e Pequeno Nazareno.

O BPC – O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (BPC) é a garantia para que essas crianças acolhidas possam se desenvolver de forma plena na sociedade. A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a operacionalização é realizada pelo INSS. O benefício é individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de um salário-mínimo.