Comitê destaca importância da terceira dose da vacina antiCovid para idosos
A defensora geral em exercício, Sâmia Farias, participou nesta quinta-feira (3/2) da reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Presidido pela vice-governadora Izolda Cela, o encontro aconteceu na modalidade virtual e contou com a presença de representantes das principais instituições do Ceará.
A necessidade da terceira dose da vacina contra a Covid-19 foi classificada como fundamental, especialmente para idosos (pessoas com mais de 60 anos), público que, junto com os jovens sem dose de nenhum dos quatro imunobiológicos disponíveis, é o que mais evolui para complicações em internações hospitalares.
Estudos técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) indicam desaceleração da onda da variante Ômicron no Ceará, cujo pico provavelmente deu-se entre os dias 18 e 25 de janeiro, o que indica ter sido essa a mais rápida das três ondas de contaminação.
Também foi destacado o papel estratégico das Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) no combate às síndromes gripais. Muitas estão em funcionamento aos fins de semana e, mesmo com os números de casos diminuindo, a mobilização pela vacinação em massa permanece. Por ora, o foco está na aplicação das segundas e terceiras doses atrasadas e nas crianças, cuja imunização começou recentemente.

