Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Comitê destaca importância da terceira dose da vacina antiCovid para idosos

Comitê destaca importância da terceira dose da vacina antiCovid para idosos

Publicado em

A defensora geral em exercício, Sâmia Farias, participou nesta quinta-feira (3/2) da reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Presidido pela vice-governadora Izolda Cela, o encontro aconteceu na modalidade virtual e contou com a presença de representantes das principais instituições do Ceará.

A necessidade da terceira dose da vacina contra a Covid-19 foi classificada como fundamental, especialmente para idosos (pessoas com mais de 60 anos), público que, junto com os jovens sem dose de nenhum dos quatro imunobiológicos disponíveis, é o que mais evolui para complicações em internações hospitalares.

Estudos técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) indicam desaceleração da onda da variante Ômicron no Ceará, cujo pico provavelmente deu-se entre os dias 18 e 25 de janeiro, o que indica ter sido essa a mais rápida das três ondas de contaminação.

Também foi destacado o papel estratégico das Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) no combate às síndromes gripais. Muitas estão em funcionamento aos fins de semana e, mesmo com os números de casos diminuindo, a mobilização pela vacinação em massa permanece. Por ora, o foco está na aplicação das segundas e terceiras doses atrasadas e nas crianças, cuja imunização começou recentemente.