Rede Acolhe tem nova sede inaugurada, com espaço mais adequado ao atendimento das vítimas de violência
Projeto da Defensoria Pública de assistência às vítimas de crimes violentos, a Rede Acolhe está de sede nova. O espaço foi inaugurado nesta terça-feira (8/3), integra o anexo da Assembleia Legislativa do Estado (Alce), localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, e visa oferecer uma infraestrutura mais adequada aos atendimentos e atuações do núcleo.
A subdefensora geral do Estado, Sâmia Costa Farias, participou da entrega do equipamento ao lado do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Alce, deputado Evandro Leitão, do procurador-geral do Ceará, Manuel Pinheiro, e de diversos parlamentares e outras autoridades.
“Com o passar dos anos, observou-se a necessidade do crescimento da Rede Acolhe. Em razão disso, ela vem pra esse equipamento, ganha uma sede mais estruturada e com mais espaço para que a gente receba da melhor forma as vítimas de violência e seus parentes. A viabilização desse espaço é fruto do vínculo da Defensoria com a Assembleia, que tem compreendido todas as demandas por nós apresentadas sempre no sentido de oferecer aos nossos assistidos o melhor acolhimento. ”, afirmou.
Coordenadora da Rede Acolhe, a defensora Gina Moura explica de qual maneira a nova sede do projeto terá reflexo no serviço prestado à população. “Nós tínhamos uma lacuna na garantia do acesso à justiça das pessoas vítimas de violência e criamos a Rede Acolhe para suprir essa falta. Então, a vinda pra esse prédio novo é uma grande conquista porque permite uma estrutura mais qualificada pro nosso atendimento, em condições de confidencialidade e considerando todo o contexto que nosso público precisa.”
Procuradora Especial da Mulher na Alce, a deputada Augusta Brito enalteceu a presença da Defensoria no Anexo como garantia de fortalecimento da rede de amparo às mulheres vítimas de violência. “Um sonho que parecia loucura vemos hoje se realizar. Nós percebemos um aumento gritante das demandas no período de pandemia e não podemos fechar os olhos para isso, porque sempre atrás de uma mulher violentada tem uma família ou uma criança também violentada”, afirmou a parlamentar.



O governador Camilo Santana ressaltou a presença da Defensoria na Casa da Mulher Cearense, projeto local inspirado na Casa da Mulher Brasileira, que concentra num só lugar diversos atendimentos de vítimas de violência. A primeira delas será inaugurada hoje, no Cariri. Outras duas estão em construção: uma em Sobral e outra em Quixadá. E estão previstas mais três para os municípios de Iguatu, Tauá e Crateús. “Precisamos estimular que as mulheres não tenham medo de denunciar. É inadmissível que em pleno século 21 ainda tenhamos um número enorme de violências. Esse é um momento de alerta e de dizer que devemos continuar lutando em defesa das mulheres”, afirmou, referindo-se à passagem do 8 de Março, quando celebra-se o Dia Internacional da Mulher.
A vice-governadora Izolda Cela enalteceu que a entrega do novo anexo da Assembleia ocorrer justo em 8 de março e o espaço ser dedicado à recepção de demandas de violência contra a mulher torna o ato ainda mais simbólico. “Quero compartilhar minha alegria com todos os que vão se empenhar nesse serviço. As rosas são sempre bem-vindas, mas eu penso que comemoramos esse dia da maneira mais apropriada possível, com a entrega de um canal importante para atender mulheres nas suas necessidades, em especial aquelas mais gravosas.”
Já o presidente da Alce qualificou a Defensoria como “parceira da Assembleia”. Para Evandro Leitão, o enfrentamento à violência de gênero precisa ser prioritária enquanto política pública e a participação feminina em espaços de poder deve aumentar. “Nossa população é 54% feminina, mas a representação delas no parlamento, por exemplo, é inversamente proporcional a isso. Nós temos que ampliar serviços e criar diversos outros. Nesse sentido, a nossa Procuradoria da Mulher já desempenha há dez anos um brilhante trabalho”, pontuou o deputado.
SERVIÇO
REDE ACOLHE
Celular: (85) 3191.5058 ou (85) 9.8895.5723 (ligação e WhatsApp)
E-mail: redeacolhe@defensoria.ce.def.br
Onde fica: avenida Desembargador Moreira, nº 2.930.

