Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Governador inaugura a primeira Casa da Mulher Cearense, no Juazeiro. Defensoria integra o equipamento

Governador inaugura a primeira Casa da Mulher Cearense, no Juazeiro. Defensoria integra o equipamento

Publicado em

O Dia Internacional da Mulher foi de conquista para as mulheres da região Sul do Estado. O Cariri foi a primeira região a receber a Casa da Mulher Cearense, equipamento inaugurado na tarde desta terça-feira (08), em Juazeiro do Norte pelo governador Camilo Santana, pela defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, pela secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro, pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão e pela primeira-dama, Onélia Leite.

A Casa da Mulher Cearense vai atender os 29 municípios da Região do Cariri, garantindo um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres denunciem as agressões vividas e encontrem um atendimento humanizado. Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e outros órgãos que integram a rede de proteção à mulher integram o equipamento.

O governador do Estado, Camilo Santana, sinalizou que o projeto foi criado, coletivamente, a partir da experiência da Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza, numa perspectiva de ampliar o equipamento integrado para todas as regiões do Estado do Ceará. “Para vocês terem uma ideia, serão seis casas como esta, em todo o interior do Ceará. E essa inauguração, para nós, é muito simbólica porque a região do Cariri é onde temos os maiores indicadores de violência contra a mulher. Ninguém vai mais permitir isso, em pleno Século XXII. Nós vamos proteger as mulheres. Então hoje é dia de comemorar, mas é dia de luta, pra levantar voz e dizer não a violência contra as mulheres neste país, neste Estado e no Cariri. Essa Casa é simbólica, aqui é espaço de acolher e proteger”, ressaltou.

O governador visitou o espaço da Defensoria, na casa, que recebe o Nudem Cariri. Em sua fala, saudou ainda em nome da defensora geral todos os defensores cearenses no que classificou como serviço fundamental à população cujo “papel do Estado é acolher e receber aquelas pessoas que não tem dinheiro para acessar a justiça e a Defensoria, nossa parceira, estará aqui presente para atender as mulheres cearenses e do Cariri”.

Para a defensora geral Elizabeth Chagas, o espaço é fruto de uma batalha do movimento de mulheres e do compromisso do governador Camilo em abraçar os equipamentos e regionalizá-los. “O Cariri é uma região historicamente marcada por tristes episódios de violência contra as mulheres, eu mesma já fui uma das pessoas atingidas por esta violência cruel quando perdi minha irmã aos 19 anos. Esta é uma realidade que afeta presentes e futuras gerações, razão pela qual o Estado precisa chegar e atuar em suas diversas frentes para propor mudanças e romper os ciclos de violência. A chegada da Casa da Mulher Cearense é esse paradigma: um somatório de esforços. E a Defensoria está aqui de mãos dadas”, destacou.

Para a secretária Socorro França, “o que está acontecendo aqui hoje é um exemplo do desenvolvimento que segue olhando para as pessoas. As mulheres precisam e merecem respeito. Nesta casa, além de termos o Centro de Referência, onde nós vamos acolher quem aqui chega, nós temos a parceria forte do sistema de justiça, que tão logo recebeu o termo de adesão não pensou duas vezes e nos disse: nós estamos aqui para defender a mulher”, frisou.

Além deles, prestigiaram a inauguração, o defensor titular do Nudem Cariri, Rafael Vilar, os defensores Emanuel Leal de Santana e Célio Saraiva, e a defensora pública e supervisora de Juazeiro do Norte, Jannayna Nobre. Os parlamentares Pedro Bezerra, Fernando Santana, Guilherme Landim, Augusta Brito, Nizo Costa, Leonardo Araújo, Walter Cavalcante e Elmano Freitas e os prefeitos municipais da região.

 

Confira as fotos