Defensoria Pública participa de palestras para a população atendida em posto de saúde, em Fortaleza
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou da programação do posto de saúde Fernando César Vieira Diógenes, localizado no bairro Granja Portugal, em Fortaleza, voltada para a saúde da mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A defensora pública e supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Yamara Lavor, esteve na unidade nesta quarta-feira, dia 9, falando sobre como a instituição pode auxiliar nas demandas relacionadas à saúde.
“O evento foi muito bom, porque falei sobre as principais demandas que recebemos no Nudesa, como pedidos de fraldas, alimentação, insumos e encaminhamentos para realização de exames e marcação de consultas. Muita gente não sabia que pedidos de saúde poderiam ser judicializados e falei explicando sobre como proceder em tais casos”, destaca Yamara.
Além dos esclarecimentos à população, a defensora pública teve a oportunidade de observar questões relacionadas à estrutura e equipes médicas da unidade. “Temos o canal muito aberto com a Secretaria Municipal de Saúde, tanto do Estado, como no município, e identificamos algumas questões estruturais que podem ser melhoradas e também a ausência de determinados profissionais. As visitas em campo também são importantes para saber como o nosso assistido, tão vulnerável, principalmente nas questões de saúde, está sendo acompanhado”, complementa a defensora pública.
Documentação
Para dar entrada nas ações de saúde é fundamental que a documentação esteja completa. Além dos documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço, é necessário ainda cartão do SUS, comprovantes de renda e, por último, não menos importante, apresentar laudos médicos, atestando a necessidade do tratamento, do exame ou do medicamento. No entanto, convém destacar que a documentação pode mudar de acordo com o caso apresentado. “Nos casos relacionados à medicação, é preciso acrescentar a receita médica. Quando está relacionado à alimentação especial, é necessário o parecer nutricional. Enfim, cada caso é analisado e exigida uma documentação específica, mas tudo é devidamente explicado no ato do atendimento”, explica Yamara.
Serviço
Núcleo de Defesa da Saúde
Rua Júlio Lima, 770 – Bairro Cidade dos Funcionários
Atendimento : Segunda à sexta: das 8h às 11h e das 12h às 17h.
Telefone (85) 9 8895.5436 /(85) 3194-5024
e-mail demandasnudesa@gmail.com

