Defensoria e SEAS discutem atendimento e atenção aos jovens em conflito com a lei
Durante a manhã desta quinta-feira (31), a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou uma reunião com membros da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Participaram do encontro a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, a subdefensora geral, Samia Farias, a supervisora do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja), Andréa Rebouças, o superintendente Roberto Bassan Peixoto e com a coordenadora de Monitoramento e avaliação do sistema, Ana Maria Tavares Cruz.
A Seas e a Defensoria Pública do Estado estão engajadas no Projeto do Núcleo de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (NAI), novo equipamento do Governo do Ceará previsto para ser inaugurado ainda neste primeiro semestre. O Núcleo faz parte do reordenamento do Sistema Socioeducativo do Estado para a integração em um mesmo espaço, dos serviços de acolhimento e de atendimento de crianças e adolescentes em conflito com a lei. “A unidade traz um diferencial com a atuação de órgãos do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, além do compromisso de agilidade e eficácia no atendimento, principalmente na articulação do Sistema de Justiça e das políticas públicas”, pontuou Roberto Bassan.
A defensora geral, Elizabeth Chagas, fortaleceu que o diálogo entre as duas instituições é fundamental para pensar em novas propostas no atendimento aos jovens em conflito com a lei. “Temos um olhar bastante cuidadoso com as ações desenvolvidas pelo Nuaja e estamos colhendo bons frutos. É uma satisfação saber que estamos no caminho certo e oferecendo uma nova saída para tantos adolescentes”, destacou a defensora.