Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Rede Acolhe promove formação voltada para o atendimento às vítimas e familiares de vítimas de crimes graves contra a pessoa

Rede Acolhe promove formação voltada para o atendimento às vítimas e familiares de vítimas de crimes graves contra a pessoa

Publicado em

Nos dias 21 e 28 de junho, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), por meio da Rede Acolhe, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS), realiza uma formação sobre atendimento às vítimas e familiares de vítimas de crimes graves contra a pessoa. O encontro acontece na Academia do Professor Darcy Ribeiro, em Fortaleza. 

Este momento será voltado para os profissionais que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Acolhimento Institucional, e para a coordenadora da Rede Acolhe, a defensora Gina Moura,  a formação é de grande importância para os profissionais que estão mais próximos da comunidade.   

“Esse curso tem como objetivo e foco os profissionais que estão exatamente na ponta. Ou seja, aqueles que estão atuando nos Cras e nos Creas e que estão bem mais próximos da comunidade. Uma das grandes dificuldades que encontramos hoje na  Rede Acolhe é chegar ao público, às vítimas de violência e aos familiares de uma forma segura e que inspire segurança e confiança. Então, essa formação é essencial para o serviço da rede acolhe, pois quanto mais próximo a gente estiver das pessoas através desses articuladores, mais facilmente vamos conseguir consolidar esses laços de confiança”, comentou a defensora. 

A formação será ministrada pelo sociólogo e integrante da coordenação, Thiago de Holanda, pela assistente social, Ingryd Melina, e pela psicóloga Jéssica Cavalcante. Segundo Thiago, o foco dos dois dias de encontro será o atendimento psicossocial, uma das demandas mais frequentes nos atendimentos.

“Atualmente, a Rede Acolhe está promovendo uma articulação para que os profissionais atuantes  no atendimento psicossocial dos CRAS e dos CREAS conheçam um pouco do nosso trabalho e como funciona o atendimento às pessoas vítimas de violência, algo que demanda de uma sensibilidade maior. Então, nesses dias de formação,  vamos explicar como que todo o processo acontece nos atendimentos, a importância do acompanhamento jurídico, tanto do processo criminal, como em demandas civis que aparecem por parte dos assistidos. Essa formação será basicamente para pactuar com esses profissionais os encaminhamentos para a Rede Acolhe, uma vez que esse serviço precisa de um bom acolhimento inicial, de uma forma acolhedora, e que transmita segurança,”disse. 

Os profissionais interessados em participar da atividade  poderão se inscrever através do link https://forms.gle/tNuRTCeVGBXzV9zq5

 

SERVIÇO

Formação Rede Acolhe: Fortalecendo caminhos de cuidado com as vítimas  

Data:

21/06. Horário: 9h às 12h

28/06. Horário: 14h às 17h

 Local: Academia do Professor Darcy Ribeiro

Rua Dona Leopoldina, 907 – Centro, Fortaleza – CE, 60110-000