Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento tem 101 atendimentos agendados nesta quinta-feira (16/2) no bairro Henrique Jorge

Defensoria em Movimento tem 101 atendimentos agendados nesta quinta-feira (16/2) no bairro Henrique Jorge

Publicado em

Após dois dias de triagem de casos no bairro Henrique Jorge, periferia de Fortaleza, a Defensoria em Movimento fará nesta quinta-feira (16/2) 101 atendimentos agendados nas mais diversas áreas. Neles, os assistidos e as assistidas apresentarão a documentação necessária para se dar entrada imediata na ação judicial pretendida.

Ontem (15/2), 106 pessoas passaram pelo caminhão do projeto, que descentraliza a atuação da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) e leva os serviços da instituição para localidades nas quais a DPCE não tem sede própria ou o acesso é difícil. Dessas, 67 tiveram as demandas agendadas para o encontro com o defensor ou defensora no dia seguinte. As 39 demais receberam orientações jurídicas diversas ou foram encaminhadas a núcleos especializados da Defensoria ou às instâncias competentes para resolução da questão. Na última terça-feira (14/2), primeiro dia de triagem, 34 atendimentos foram agendados dos quase 80 casos analisados.

Os atendimentos nesta quinta começam às 8h30min e vão até meio-dia. Um deles será o de dona Luísa Maria Martins dos Santos. Aos 48 anos, a vendedora ambulante quer separar-se formalmente de alguém com quem não mais vive há duas décadas. Além disso, vai tentar resolver a pensão alimentícia de duas filhas fruto de um outro relacionamento. Ela soube da Defensoria em Movimento pela televisão.

Moradora do Autran Nunes, bairro vizinho ao Henrique Jorge, ela passou pela triagem no segundo dia de trabalhos da equipe da DPCE na praça Dom Bosco, onde está o caminhão da Defensoria. “Eu estava só esperando uma oportunidade, porque pra gente que mora em periferia se deslocar é muito difícil. Como vim depois do começo da distribuição das senhas, fiquei com medo de não conseguir ser atendida. Mas deu tudo certo e agora vou, finalmente, tocar minha vida”, declarou.

Onze defensoras e defensores vão fazer os atendimentos agendados para esta quinta-feira. “O sucesso do projeto mostra o quanto ele é necessário e como devemos fortalecê-lo para que ele chegue cada vez mais longe e atenda cada vez mais gente. Toda nova edição da Defensoria em Movimento nos prova o quão essencial é a Defensoria para as populações mais vulneráveis”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas, que acompanhará de perto os trabalhos na praça e, junto com colegas e corpo técnico da DPCE, dará orientações a quem for ao local.

 

O PROJETO – Criada em 2017, a Defensoria em Movimento é fruto do Orçamento Participativo da DPCE, instrumento através do qual a sociedade civil e os movimentos sociais podem sugerir as prioridades orçamentárias da instituição. A criação de uma atuação itinerante foi proposta pela população no OP de 2016 e, desde então, vem sendo aprimorada.

A edição do Henrique Jorge é a primeira de 2023. A próxima parada do caminhão defensorial acontecerá em março, no município de Crato, na Região do Cariri, dentro das comemorações do Dia da Mulher. Ficará dias 6, 7 e 8. A ideia é que a Defensoria em Movimento tenha pelo menos uma atuação por mês a partir de agora. A localidade é definida conforme apresentação de demanda por lideranças de bairro, movimentos sociais, entidades de classe etc.

Atendimentos podem ser feitos tanto em Fortaleza quanto em cidades do Interior. “A Defensoria em Movimento representa a essência da Defensoria, que é estar perto das pessoas em situação de vulnerabilidade e historicamente excluídas, e lutando por elas. Cada direito que se garante a partir desse projeto aumenta nossa vontade de fazer essa ideia crescer e beneficiar mais e mais pessoas, porque a demanda é grande nesse nosso estado ainda tão desigual e pobre”, pontua a assessora de relacionamento institucional da DPCE e responsável pelo projeto, defensora Lia Cordeiro Felismino.

 

SERVIÇO

DEFENSORIA EM MOVIMENTO

QUANDO: 16 de fevereiro de 2023, a partir das 8h30min até meio-dia.

ONDE: praça Dom Bosco (rua Maceió, nº 105, no bairro Henrique Jorge).