Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará obtém isonomia de subsídios com as demais carreiras do sistema de justiça

Defensoria do Ceará obtém isonomia de subsídios com as demais carreiras do sistema de justiça

Publicado em

A Defensoria Geral do Ceará conseguiu uma histórica vitória na Assembleia Legislativa do Ceará. Nesta quinta-feira (9/3), na sessão plenária presidida pelo deputado estadual Osmar Baquit (PDT), foram aprovados por unanimidade os termos da isonomia de subsídios dos defensores e defensoras com as demais carreiras do sistema de justiça. A implementação inicia no mês de abril de 2023, com escalonamento conferido em 2024 e 2025, tal como ocorre com o MPCE e TJCE, estando disponibilizada aos membros ativos, inativos e pensionistas.

O Projeto de Lei 15/2023 foi enviado pela Defensoria Geral e tramitou nas Comissões de Constituição e Justiça e nas Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação e na Comissão de Trabalho e Serviço Público na última terça-feira (07).

A defensora geral Elizabeth Chagas explica que a pauta é fruto de uma negociação com os poderes e reafirma a autonomia da instituição e os preceitos constitucionais da Defensoria que confere a sua essencialidade na vida dos mais vulneráveis. “A Defensoria Geral tem realizado uma grande articulação, junto aos demais atores e poderes, no intuito de frisar a importância de primar pelo fortalecimento da instituição, já que ela tem um papel muito relevante de defesa no Estado Democrático e na diminuição das desigualdades. Como instrumento do Estado-Defesa de direitos, que confere o acesso à justiça, a Defensoria é essencial ao Ceará e os parlamentares e Poder Executivo entendem isso”, destaca.

Ela frisa ainda que a mensagem fortalece as defensoras e os defensores em suas atuações, diminuindo a evasão da carreira e chega em um momento oportuno com a finalização próxima do concurso público que vai expandir a presença de defensores e defensoras no interior do Ceará. “Uma conquista que é fruto de um trabalho de diálogo, temperança, equilíbrio e respeito. Vamos continuar primando para que a Defensoria se mantenha, ao lado do povo, na luta por direitos, justiça e solidariedade”, salienta.