Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Segundo dia de Defensoria em Movimento no Jóquei Clube registra mais 100 atendimentos

Segundo dia de Defensoria em Movimento no Jóquei Clube registra mais 100 atendimentos

Publicado em

Mais 100 pessoas participaram da Defensoria em Movimento nessa quinta-feira (30/3). Com isso, chegam a 200 os atendimentos feitos em apenas dois dias de projeto no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. Desse total, 90 casos irão para audiências nesta sexta-feira (31/3) com defensoras e defensores públicos.

Maria Clébia Pinto de Oliveira foi uma das primeiras a receber orientações no segundo dia de mutirão da Defensoria no estacionamento do North Shopping Jóquei. E está na expectativa de, enfim, resolver duas questões de ordem familiar. Ela aproveitou a oportunidade e levou documentação das duas demandas de uma só vez. “Isso aqui é bom demais porque é perto da gente. E quando abrir o prédio do João XXIII de novo é que vai ficar melhor ainda pra mim, porque não vou ter que pegar nem ônibus! Facilita muito a nossa vida”, avaliou.

Assim como Clébia, muita gente procurou a Defensoria nesta quinta em busca de resolver problemas como pagamento de pensão, divórcio, partilha de herança e acesso a valores em contas de parentes falecidos. Foi intensa a busca tanto por atendimentos quanto por orientações mais pontuais, para saber como ter direitos garantidos.

“Quase 50% da procura ter sido convertida para audiências com defensores prova como as camadas mais vulnerabilizadas da nossa população ainda têm direitos básicos violados e precisam de uma assistência jurídica qualificada. Por isso é que pensamos na Defensoria em Movimento como forma de levar nossos serviços para quem está numa situação de vulnerabilidade tão agravada que até o deslocamento às nossas sedes é um impedimento”, pontua a defensora geral em exercício, Sâmia Farias.

Por isso, para chegar aos bairros mais afastados, a Defensoria em Movimento acontece pelo menos uma vez por mês e é sempre agendada conforme pedidos apresentados pela população, seja por intermédio de líderes comunitários, associações, vereadores, movimentos sociais etc ou por solicitações protocoladas junto à Assessoria de Relacionamento Institucional da DPCE. Em abril, o projeto irá para Aquiraz.