
Defensoras são homenageadas com Menção Honrosa de Direitos Humanos
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Elizabeth Chagas, e a subdefensora do Ceará, Samia Farias, foram homenageadas na solenidade que comemorou os 14 anos da Ouvidoria Cidadã, porta de entrada da sociedade civil na Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), nesta quinta (11), na capital baiana. Batizada de Menção Honrosa de Direitos Humanos, a premiação visa destacar pessoas e instituições que se comprometem na defesa dos direitos humanos.
“Esse reconhecimento é mais um motivo de enorme orgulho para a nossa administração. Seguiremos caminhando para promover um atendimento especializado por meio de núcleos ou grupos de trabalho, além de planejar políticas públicas que garantam o acesso aos direitos humanos, porque existimos para isso: a garantia de direitos de populações vulneráveis”, destaca a defensora geral Elizabeth Chagas.
“Feliz por, ao lado de tantas pessoas que admiro, receber receber a Menção Honrosa de Direitos Humanos, reconhecimento da Ouvidoria da Bahia. Esse reconhecimento me motiva a continuar trilhando o caminho da defesa dos direitos individuais e coletivos. Hoje foi um dia de alegria, onde repassei na memória tantos momentos de luta e tantas conquistas da Defensoria do Ceará”, lembrou a subdefensora Samia Farias.
As homenagens foram divididas em cinco categorias: assistidos, servidores da DP-BA, poderes legislativo e executivo, sociedade civil, parceiros do sistema de Justiça e memória póstuma. A ouvidora-geral, Sirlene Assis, destacou a importância do trabalho e ativismo daqueles que receberão menção honrosa. “No Brasil e na Bahia tem gente lutando e se articulando em rede mesmo em um Estado que é racista, sexista, homofóbico. E é através dessa rede que conseguimos, ao longo dos 4 anos, êxito na ação da Ouvidoria”, afirma.