Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria integra reunião de programa para dar celeridade aos julgamentos de homicídios no Ceará

Defensoria integra reunião de programa para dar celeridade aos julgamentos de homicídios no Ceará

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou de reunião ordinária do Comitê do Programa Tempo de Justiça na manhã desta quinta-feira (25/5), no Fórum Clóvis Beviláqua. O encontro foi presidido pela vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e pela desembargadora Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, juntamente com representantes dos Poderes e de órgãos que integram o Sistema de Justiça.

A reunião foi convocada para discutir a atualização das metas anuais estabelecidas pelo Comitê, bem como a avaliação de desempenho e a reestruturação da célula de acompanhamento de processos envolvendo crimes dolosos contra a vida dentro das varas do Júri de Fortaleza e de Sobral.

O defensor público Leonardo Moura, titular do Núcleo de 2° grau e membro do Comitê Gestor do projeto, acompanhou a reunião e destacou a importância da existência desta força-tarefa para redução da morosidade que envolve o julgamento de crimes dolosos contra a vida.  “Esse esforço coletivo das autoridades é essencial, pois através do monitoramento e competência de investigações de ações desta natureza é possível obter soluções de forma mais rápida e reduzir, assim, a sensação de impunidade decorrente da morosidade processual quando há crimes praticados contra a vida humana, como homicídios e feminicídios”, afirma.

O Tempo de Justiça integra as ações do Pacto Por Um Ceará Pacífico e prevê a participação de agentes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O objetivo é o combate à violência e o estímulo a uma cultura de paz no Estado.