
Defensoria participa de sessão solene em homenagem aos três anos da Outra Casa Coletiva
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), participou nesta segunda-feira (05.06), da sessão solene em comemoração aos três anos da Outra Casa Coletiva, Centro de Acolhimento para Jovens LGBTQIA+. A solenidade foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e foi requerida pela deputada estadual Larissa Gaspar (PT).
Representando a DPCE na sessão solene, a defensora pública Flávia Maria de Andrade, secretária executiva da instituição, endossou que a pauta é uma das prioridades da instituição. “É muito simbólica essa celebração exatamente no Mês do Orgulho LGBTQIA+ e também no período em que estamos realizando mais uma edição do mutirão Transforma. É importante que continuemos criando políticas públicas nesse sentido, para fortalecer a luta e os direitos dessa população”.
Na ocasião, Caio Xavier, colaborador da DPCE e ex-morador da Outra Casa Coletiva, foi um dos homenageados, representando os acolhidos do local. Ele chegou a passar cinco meses morando na Outra Casa e foi exatamente por meio da república que conseguiu o emprego na Defensoria. “Cheguei lá no começo, em 2020, e como era o começo tinha pouca doação, pouco apoio do governo, pouca visibilidade. Mas hoje em dia a gente nota que teve um grande avanço e eu sou muito grato por isso, porque eu sei a importância desse projeto. Lá tinham projetos de psicólogos, RH e a partir disso eu consegui arrumar um emprego, que foi exatamente aqui na Defensoria. Então a Outra Casa veio como um acalanto pra mim”.
Também foram agraciados com a entrega de certificados a Procuradora do Trabalho e coordenadora Regional da Coordenadoria da Igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação no trabalho – Coordigualdade, Ana Valéria Targino de Vasconcelos; a Coordenadora das Mães da Resistência Ceará, Gioconda Aguiar; o Fundador da Outra Casa Coletiva, Ari Areia e a Cofundadora da Outra Casa Coletiva, Renata Gois.