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Defensoria registra 760 mil atuações em apenas um semestre; aumento é de 36% e eleva produtividade a patamar recorde

Defensoria registra 760 mil atuações em apenas um semestre; aumento é de 36% e eleva produtividade a patamar recorde

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Somente nos seis primeiros meses deste ano, as populações em situação de vulnerabilidade do estado do Ceará demandaram da Defensoria Pública 760.193 procedimentos de diversas ordens. Mais da metade (55%) dessa produtividade concentrou-se em Fortaleza, maior comarca do sistema de justiça local. E maio foi o mês com mais ocorrências, superando 150.3 mil registros, acompanhado de março, com 145.5 mil.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a DPCE teve 559 mil atuações, o crescimento foi de 36%. “Nós inauguramos diversas novas sedes no Interior com o apoio das prefeituras, chegando em lugares onde nunca estivemos; ampliamos a possibilidade de a defensora e o defensor atuarem em mais de um órgão de atuação através das atividades cumulativas; fizemos mutirões; aperfeiçoamos diversas estruturas em Fortaleza; investimos muito em novas tecnologias de atendimento e o resultado é esse: a Defensoria alcançando cada vez mais pessoas e garantindo cada vez mais direitos”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Uma das formas de garantir o serviço próximo da população foi a nova edição da Defensoria em Movimento, que leva às comunidades mais vulnerabilizadas uma estrutura móvel para melhor atender à população e demandas jurídicas ou não. Em seis meses, dez edições foram realizadas – sendo cinco no Interior (Sobral, Ibiapina, Aquiraz e Crato, duas vezes) e cinco em Fortaleza.

Seja em trabalho itinerante ou nos núcleos com sede fixa, a Defensoria foi mais procurada no primeiro semestre deste ano para lidar principalmente com questões de família e saúde. Somente em Fortaleza, casos destas naturezas somaram quase 104.811 mil procedimentos no primeiro semestre. Audiências, judiciais ou extrajudiciais e em processos de diversas causas, foram 32.820 mil. Isso significa mais de 5,4 mil por mês.

Ainda são registrados 118 mil atendimentos diretos do público (16,5%) e 113 mil peças que foram peticionadas em processo em curso no judiciário (15%). “Desde o início da nossa gestão, em dezembro de 2019, temos focado em fazer com que a Defensoria cresça, ano a ano, em produtividade e modos de atuação, sendo hoje uma instituição que vai muito além do processo. E vai muito além do processo porque o modelo de sociedade que temos exige isso. Se as vulnerabilidades aumentam ou mudam com o passar do tempo, a Defensoria também tem que se transformar. É o que tem acontecido”, acrescenta a defensora geral Elizabeth Chagas.