Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Joyce Ramos será empossada em 1º de setembro como ouvidora geral externa da Defensoria

Joyce Ramos será empossada em 1º de setembro como ouvidora geral externa da Defensoria

Publicado em

A quilombola Joyce Ramos será empossada ouvidora geral externa da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) em 1º de setembro. A solenidade acontecerá no auditório da instituição, em Fortaleza, às 10 horas, durante Sessão do Conselho Superior (Consup). A partir de então, a historiadora poderá exercer as atividades do cargo.

Escolhida pelo Consup no último dia 4 de agosto, Joyce foi também a mais votada na eleição de 27 de julho, na qual a sociedade civil organizada manifestou-se. Em disputa com outras quatro candidaturas, ela conseguiu 55 de representantes de entidades de Fortaleza e do interior do Estado.

A professora sucederá o advogado Francisco Alysson da Silva Frota, no cargo desde 1º de setembro de 2021 e em cumprimento de primeiro mandato. Ela será a quinta pessoa negra consecutiva – dentre as quais, quatro mulheres – a ser ouvidora geral externa da Defensoria desde a criação do setor, em 2010.

Caberá a ela, junto com os colaboradores do órgão, hoje composto exclusivamente por mulheres, promover a democracia participativa e o controle social no âmbito da DPCE, assegurando o direito à população cearense de fiscalizar, elogiar, reclamar, sugerir e indicar demandas e prioridades. Terá também assento no Consup.

PERFIL DA OUVIDORA ELEITA
Nascida em Baturité, Francisca Joicemeiry Ramos de Brito tem 41 anos e é quilombola da Serra do Evaristo. É graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e há mais de 25 anos atua em prol de jovens, mulheres e trabalhadores(as) do campo e da cidade. Foi indicada à eleição da Ouvidoria da DPCE pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado (Acace).