
Defensoria Geral recebe representantes da Associação dos Notários e Registradores para planejamento de novos fluxos
Na tarde desta quarta-feira (30), a Defensoria Geral recebeu o presidente da Associação dos Notários e Registradores (ANOREG), Francisco Cláudio Pinto Pinho, para tratar sobre novos fluxos que assegurem a prevenção efetiva em relação à adesão aos empréstimos consignados e demais transações que frequentemente vulnerabilizam o consumidor cearense.
A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, juntamente com a defensora pública e supervisora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Amélia Soares Rocha, conduziram o momento. Também estiveram presentes o vice-presidente, Cícero Antônio Segatto Mazzutti, o tesoureiro, Alexandre Magno Medeiros Alencar, o diretor do Registro Civil das Pessoas Naturais da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza, Gerardo Rodrigues Albuquerque Neto, além de membros das equipes jurídicas e técnicas.
A iniciativa surge em meio às fraudes recorrentes em relação aos empréstimos consignados, que têm se tornado uma armadilha financeira para muitos consumidores, especialmente os idosos. “Hoje foi um momento de dividirmos os principais anseios e dificuldades encontradas nas ações acerca do tema. Iremos montar uma equipe para realizar estudos de casos e trabalhar na construção de um fluxo específico, a fim de evitar as práticas abusivas e possibilitar maior segurança ao aderir esse tipo de serviço, evitando os grandes prejuízos à população vulnerável”, destacou a defensora pública geral.
Elizabeth Chagas ressalta ainda que diálogos colaborativos desempenham um papel crucial na criação de novos fluxos. “Entendemos a responsabilidade de assegurar que os empréstimos consignados sejam concedidos de maneira ética e transparente. Portanto, essas interações somam habilidades, experiências e conhecimentos diversos para novas ideias e abordagens multidisciplinares. A intenção é conseguirmos evitar dívidas insustentáveis e consequências devastadoras, pontuou a defensora geral.