Moradores do bairro Passaré recebem a Van de Direitos
Em mais uma edição do projeto Acolher, moradores do bairro Passaré receberam a Van de Direitos durante toda a tarde desta terça-feira (05/08). A ação que presta diversos serviços gratuitos voltados à cidadania, educação em direitos e apoio jurídico contou com uma novidade nesta edição. Uma parceria entre Secretaria da Proteção Social (SPS) e a Central Única das Favelas (Cufa) foi estabelecida para que os moradores do bairro atendidos tivessem acesso às atividades oferecidas pelo projeto.
Os defensores públicos Carolina Chaib e Samuel Marques prestaram atendimento aos moradores da localidade. Entre as demandas, destaca-se as relacionadas a seara criminal e de família. Em sua primeira vez participando do projeto, Marques do impacto que a ação desempenha nas comunidades. “O projeto é muito importante pelo fato de que o defensor pode se aproximar ainda mais do seu público alvo, a sua razão de existir. Estar próximo a população é essencial para concretizar o acesso à justiça aos mais vulneráveis”, destacou o defensor.
Outro ponto que ganhou destaque na ação foi a qualificação profissional dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo. A titular da pasta, Onélia Santana e o ativista, Preto Zezé, ex-presidente da Cufa, estiveram presentes para o lançamento de cursos do Programa Capacita Ceará que integra os projetos já executados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). De acordo com a secretária, inicialmente foram lançadas quatro turmas que serão realizadas na própria sede da CUFA com enfoque na juventude e nas mulheres.
Sobre o Acolher – A ação acontece de forma semanal levando serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico às populações de diferentes bairros de Fortaleza e cidades do Ceará. Os atendimentos da Defensoria acontecem na Van de Direitos, veículo equipado com computadores, internet, gerador, balcão de atendimento, elevador para pessoas com limitações e/ou dificuldades de locomoção. A próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no projeto será divulgada em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).


