Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

São Gonçalo do Amarante é a 14ª cidade a receber sede da Defensoria Pública

São Gonçalo do Amarante é a 14ª cidade a receber sede da Defensoria Pública

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza, nesta quarta-feira (29.11), às 10h da manhã, a solenidade de inauguração de mais uma sede da instituição. Dessa vez, será na   cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Esta é a 14ª inauguração de um espaço próprio da instituição durante os quatro anos de gestão da defensora geral Elizabeth Chagas.

Antes da sede própria, o atendimento à população acontecia em um espaço cedido pela prefeitura, e agora contará com um novo prédio, com  espaço para triagem e gabinetes individualizados, localizado na rua Capitão Procópio, n. 67, no Centro. Os defensores públicos Raimundo Nonato Albuquerque e Beatriz Fonteles Gomes Pinheiro são os responsáveis pelos atendimentos na cidade. A população pode buscar pelo serviço de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A defensora pública geral Elizabeth Chagas ressaltou a ampliação da Defensoria no interior. “Em janeiro de 2019, a Defensoria Pública tinha 14 sedes no interior do Estado do Ceará, sedes próprias, sejam alugadas ou adquiridas com recursos próprios, ou mesmo fruto de parcerias com outras instituições. Ao longo destes dois biênios, se intensificaram os esforços para essa ampliação. Nos quatro anos que se passaram foram 14 novos prédios, sendo destes onze em novas cidades”, destacou a defensora geral.

Dessa forma, a Defensoria Pública do Ceará saltou para 28 novos espaços em municípios do interior, aumento de 107% no número de prédios próprios nas cidades. Além das inaugurações, vale destacar que empresas de manutenção fizeram um trabalho intenso em reformas estruturais e melhorias físicas onde já existe sede. A atuação nas cidades do interior é prioritária e proporcionar atendimento individualizado, com estrutura moderna, permitindo a humanização dos serviços e mais comodidade a todos também.

O defensor Raimundo Nonato Albuquerque atuará na cidade com as demandas da seara criminal e destaca a importância do espaço na cidade. “A proximidade com a população faz com que seja facilitada a efetivação dos direitos das pessoas mais vulneráveis do município. A atuação nessa área é bem diversa, com ênfase para crimes contra o patrimônio, por exemplo roubo e furto. Outro ponto que também  será atendido na comarca são os crimes previstos na lei antidrogas. Em todas elas, a atuação da Defensoria ocorre na efetivação do direito daqueles que cometeram crimes”, destaca  o defensor.

Para a defensora Beatriz Fonteles a presença de uma sede física da Defensoria Pública em um município é crucial para otimizar o trabalho dos defensores públicos. “Esse espaço centraliza recursos, facilitando a comunicação interna, reuniões estratégicas e o acesso rápido a documentos. Além disso, proporciona um ambiente acolhedor para atendimento aos assistidos, promovendo a eficiência e humanização na prestação de serviços jurídicos essenciais”, conclui a defensora.