Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

PreVio lança dois projetos de mediação e justiça restaurativa, que tem apoio da Defensoria do Ceará

Publicado em

Dois starts em uma só manhã: através do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará – PReVio, foram lançados nesta quarta-feira, 30/10, no auditório da Escola de Socioeducação, o projeto Jovens Mediadores e o Programa de Formação Permanente em Gestão para Resultados na Prevenção à Violência. Os projetos tem apoio da Escola Superior  e do Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria.

O evento marca o início das atividades dos jovens mediadores que participam do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz. Envolvendo diretamente as juventudes que têm engajamento e conhecimento sobre a rede comunitária de seus territórios, o projeto Jovens Mediadores aposta no protagonismo juvenil para a prevenção e resolução pacífica de conflitos territoriais.

O Programa de Formação Permanente em Gestão para Resultados na Prevenção à Violência visa formar gestores e técnicos estaduais e municipais que contribuem com políticas públicas para a prevenção da violência nos 10 municípios cearenses com maiores índices de criminalidade. Inicialmente, a formação é para quem atua nos projetos do PReVio em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Morador do bairro Jangurussu, Raylan Flor, 27, é um dos inscritos no projeto Jovens Mediadores. Para ele, o trabalho voluntário já praticado vai fazer a diferença na sua formação. “Trabalho vendendo doces e salgados na rua e com o dinheiro que ganho banco sozinho dois projetos: um de letramento para crianças e idosos e outro de distribuição de alimentos. Como Jovem Mediador espero adquirir mais conhecimento para evitar o aumento de casos de violência e crimes onde moro”, destaca.

Sentaram à mesa para celebrar parcerias o assessor de Prevenção à Violência e gestor do PReVio, Avilton Júnior; o superintendente da Seas, Roberto Bassan; a assessora de Projetos da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Camila Vieira; a procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Elizabeth de Oliveira; a coordenadora da política de Justiça Restaurativa da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH), Nádia de Paula; a coordenadora pedagógica da Escola de Gestão Pública, Josi Coelho e a diretora de Planejamento e Gestão da Academia Estadual de Segurança Pública, Jamile Moura.

 

Com informações: Ascom/PreVio