Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria do Ceará é homenageada pela participação em força-tarefa de atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Defensoria do Ceará é homenageada pela participação em força-tarefa de atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado em

Apenas três meses após a maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, o Conselho Nacional dos Defensores e Defensoras Gerais (Condege) realizou mutirões virtuais, envolvendo pelo menos 50 defensores e defensoras de diferentes estados. O objetivo era auxiliar a população gaúcha que enfrentava as consequências das fortes chuvas, garantindo assistência jurídica às famílias, mapear os direitos violados ou dificuldades para acessar benefícios emergenciais.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou dessa mobilização nacional, integrando a força-tarefa de defensores e defensoras que realizou 2.851 atendimentos às vítimas das enchentes que devastaram Porto Alegre e outras regiões em abril de 2024.

Durante a reunião ordinária do Condege, realizada no Acre, a atuação da DPCE foi reconhecida e homenageada pelo defensor público-geral do Rio Grande do Sul, Nilton Leonel Arnecke Maria, nesta quinta-feira (30). A defensora pública-geral do Ceará, Sâmia Farias, recebeu a homenagem ao lado de representantes de outras Defensorias que contribuíram para a força-tarefa. Ela dividiu o reconhecimento com os dois defensores que participaram da força-tarefa: Yasmina Braide dos Santos e Francisco Daniel Damasceno da Costa e Silva.

“O trabalho conjunto das Defensorias reforça o nosso compromisso com a promoção da justiça e o amparo às populações mais vulneráveis em momentos de crise. Essa calamidade só poderia ser superada com um esforço coletivo e um compromisso real com a população atingida. O Ceará se mobilizou, disponibilizando defensores para auxiliar nesse contexto desafiador. Assim quero expressar minha profunda gratidão aos defensores públicos Yasmina e Francisco Daniel pela dedicação no atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Sei que não foi uma missão fácil, pois exigiu adaptação a outras realidades, mas a participação deles é o reflexo do espírito da Defensoria de estar pronto para estar ao lado de quem mais precisa. Muito obrigada por representarem tão bem a nossa Defensoria”, destacou a defensora pública-geral Sâmia Farias.

A defensora pública Yasmina Braide, supervisora do Núcleo de Resposta ao Réu, atuou remotamente no mutirão e elogiou a iniciativa. “Quando recebi a atividade, fiquei apreensiva porque envolvia um sistema que eu não conhecia e uma matéria que não fazia parte da minha rotina. Ao fim, acredito que consegui cumprir a tarefa e fiquei positivamente surpresa com a estrutura avançada que encontrei, especialmente na área de família. Os estudos sociais e psicológicos da DPE-RS são extremamente técnicos e detalhados, algo que me impressionou bastante. Sinto que pude contribuir para ajudar as famílias a superar essa lamentável tragédia e, ao mesmo tempo, tivemos ganhos, pois o trabalho conjunto das Defensorias permitiu uma imersão em outros sistemas e práticas, possibilitando que trouxéssemos para cá o que tem sido positivo em outros estados.”