Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria lança segunda edição do projeto “Minha Escola Ensina Direitos” e amplia debates com estudantes

Defensoria lança segunda edição do projeto “Minha Escola Ensina Direitos” e amplia debates com estudantes

Publicado em

Texto: Déborah Duarte
Fotos: Milin Albuquerque

Na manhã desta terça-feira (11), a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Laís Rodrigues de Almeida, localizada no bairro Curió, na Grande Messejana, em Fortaleza, foi palco do lançamento da segunda edição do projeto “Minha Escola Ensina Direitos”, da Defensoria Pública do Ceará (DPCE). Desta forma, a instituição inicia um novo ciclo de debates com estudantes sobre temas importantes para as redes municipais de ensino que participam da iniciativa.

A solenidade marcou o começo do calendário de atividades, que vai até novembro, e contou com a presença da defensora geral Sâmia Farias; do assessor de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Estado, Avilton Júnior; do representante das Secretarias Municipais do Estado do Ceará, Alexandro Lima Viana; além de professores e estudantes da instituição de ensino.

Ao todo, 14 escolas de cinco municípios serão beneficiadas pelo projeto, sendo seis em Fortaleza, duas em Maranguape, duas em Maracanaú, duas em Caucaia e duas no Crato. No ano de 2024, quando aconteceu a primeira edição do projeto, três cidades foram contempladas.

“O sentimento que nos define é o de alegria. É quando saímos dos nossos gabinetes e vamos para o ambiente escolar, em 14 instituições de ensino, de cinco municípios do estado do Ceará. Os defensores visitarão essas escolas e tratarão com os adolescentes temáticas de suma importância para que os jovens possam replicar no seu ambiente familiar, nos seus ambientes de lazer e também no ambiente escolar.  É importante que todos vocês se desprendam da timidez e que realmente participem, conversem, tragam as experiências de vocês, as vivências e as opiniões, porque a contribuição de vocês também fortalece a atuação da Defensoria”, pontuou a defensora geral Sâmia Farias.

As visitas serão mensais, com defensores(as) e especialistas da Defensoria debatendo com lideranças estudantis temas como bullying, cyberbullying, racismo, violência de gênero, abuso sexual, assédio sexual, assédio moral, importunação sexual, depressão, prevenção ao suicídio, direitos do consumidor, direitos humanos, entre outros.

A ideia é que os(as) alunos(as) tirem dúvidas e recebam orientações para, de posse das informações recebidas nos encontros, atuem como multiplicadores(as) na comunidade escolar, entorno, em casa e nos espaços por onde circulam. A palestra da edição de lançamento foi realizada pela defensora pública Anna Kelly Nantua , que abordou o tema violência de gênero.

A estudante Anabela Cunto, de 13 anos, participou da ação. “Eu achei bom esse projeto, porque ajuda bastante e como já abordou sobre direitos das mulheres, ajuda a gente conhecer um pouco mais sobre nossos direitos. Porque têm pessoas que fazem coisas contra as mulheres e acham que é normal, mas não é bom. Eu já gostei muito de abordarem isso aqui porque já sei o que pode e o que não pode. Precisamos bastante desse projeto dentro da escola”, pontuou.

O projeto é promovido pela DPCE em parceria com o Governo do Ceará, por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). “Esse importantíssimo projeto leva conhecimento e acesso a direitos para adolescentes e jovens que estudam em escolas públicas dos municípios priorizados pelo Previo. Então, nós ficamos muito satisfeitos, inclusive com a participação dos alunos, e temos excelentes expectativas para as próximas edições”, destacou o assessor de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Estado, Avilton Júnior.