Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento realiza 44 atendimentos em Iguatu com demandas sobre direito de família e consumidor

Defensoria em Movimento realiza 44 atendimentos em Iguatu com demandas sobre direito de família e consumidor

Publicado em

Nos dias 11 e 12 de março, a Defensoria Pública do Estado do Ceará levou o projeto Defensoria em Movimento para Iguatu, onde realizou 44 atendimentos jurídicos gratuitos na Praça da Criança, no centro da cidade. A ação contou com a presença de defensores públicos, Ouvidoria Externa e equipe técnica da instituição, que prestaram serviços de orientação em direitos para a população. As principais demandas atendidas eram de Direito da Família e questões financeiras envolvendo pessoas vulnerabilizadas.

Para muitas pessoas que compareceram ao atendimento, a presença da Defensoria em um local acessível fez toda a diferença. Charmene Inácio de Góis, auxiliar administrativa, foi uma das que buscou apoio para dar entrada em uma ação de alimentos.

“Eu fiquei sabendo que o caminhão estava aqui por meio das redes sociais e aí busquei orientação aqui. Eu vim para a triagem no primeiro dia, recebi as orientações do que precisava fazer e hoje trouxe os documentos necessários e eles já deram entrada no meu processo. Eu acredito que a partir de agora as coisas vão caminhar muito melhor”, comenta.

Ela também destacou a importância de levar a Defensoria para perto da população. “Ter o caminhão aqui na praça, num local de fácil acesso e bem visível, é bom até para incentivar as pessoas a virem buscar a solução para os seus problemas. Ter a Defensoria perto facilita até para saber em que situações ela pode nos ajudar.”

Além das demandas relacionadas ao Direito de Família, outras questões também foram atendidas, como o caso de Ana Paula Alves e sua mãe, Creuza Alves, que buscaram ajuda para resolver um problema com empréstimos descontados indevidamente no benefício da aposentada.

“Eu trouxe minha mãe porque ela quer resolver esse problema. Tem um empréstimo que está sendo debitado diretamente no cartão da aposentadoria dela. Pra resolver isso precisa de advogado, então a gente preferiu e acha mais viável ver isso direto com a Defensoria, porque também aqui é tudo gratuito, né? E por ela ser aposentada, já com os descontos no aposento dela, a gente não teria condição de estar pagando um advogado. Agora a gente sabe que tem alguém que vai lutar junto com a gente nesse processo, que é a Defensoria Pública”, relatou.

A mãe dela, Creuza, reforçou o sentimento de acolhimento na carreta da Defensoria. “Fui muito bem atendida, muito bem recebida e agora estou até menos preocupada”, destaca a aposentada.

Para o defensor público e supervisor em Iguatu, Glauber Leitão, que participou dos atendimentos, a iniciativa fortalece ainda mais a atuação da Defensoria na região. “Esse é mais um projeto de expansão da atividade defensorial aqui no núcleo de Iguatu, que desde o ano passado conta com sete defensores públicos em atuação, e o projeto vem pra promover uma aproximação ainda maior da população com a Defensoria”.

A ação faz parte de um esforço contínuo da instituição para levar assistência jurídica gratuita às diversas regiões do estado. Segundo Lia Felismino, assessora de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública do Ceará, o projeto segue um cronograma de atendimentos que fortalece o acesso à Justiça.

“A Defensoria em Movimento é muito importante, pois aproxima a população da nossa instituição. É o momento em que defensores e defensoras públicas saem dos seus gabinetes para atender as pessoas em seus territórios, em suas comunidades, em seus municípios. Daqui, o projeto segue para a cidade de Juazeiro do Norte, onde iremos fazer um atendimento direcionado para o público feminino, numa atividade em alusão ao 8 de março, Dia das Mulheres. Ainda na sexta atendemos as mulheres de Fortaleza na Praça do Ferreira, em Fortaleza, também com orientação em direitos e outros serviços”, reforça.

Com essa iniciativa, a Defensoria Pública reafirma seu compromisso de garantir que a população cearense tenha acesso a direitos e possa buscar soluções jurídicas de forma gratuita e acessível.